SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO DESMENTE BOATO DE CASO CONFIRMADO DE FEBRE AMARELA

“É lamentável a irresponsabilidade de algumas pessoas ao compartilharem uma informação alarmante sem checar se é verdadeira dos fatos” – foi assim que a secretária municipal de Saúde de Trajano de Moraes Rosamara Magalhães reagiu aos boatos de que haveria uma morte por caso confirmado de Febre Amarela no município. Os boatos circularam nas redes sociais na manhã de sábado (24), após uma pessoa que estava internada falecer.

A coordenadora de Epidemiologia e Imunização Mariana Ecard, esteve com o laudo emitido pelo hospital de Nova Friburgo, onde a paciente estava internada. “A irresponsabilidade de propagar uma informação que pode causar pânico entre as pessoas, sem o mínimo de checagem, é assustadora. Se Trajano de Moraes ou os distritos tivesse algum caso de Febre Amarela confirmado, nós seríamos os primeiros a informar à população”, garantiu Mariana.

Sobre esse tipo de notícia, a secretária de Saúde solicita cautela às pessoas antes de publicar. “Um caso registrado de determinada doença é completamente diferente de suposição. As redes sociais devem servir para nos auxiliar, e não para ser uma forma de espalhar alarde desnecessário na sociedade. Existe um abismo entre a realidade e o que está sendo dito. Vamos agir com responsabilidade e só transmitir aquilo que for verdade”, frisou Rosamara.

Atento à repercussão do caso, o prefeito Rodrigo Viana, solicitou a equipe da Secretaria de Saúde uma investigação epidemiológica sobre a situação. “Quero tranqüilizar a população de Trajano de Moraes e principalmente de Barra dos Passos. Não existe nenhum caso confirmado de Febre Amarela no município até o presente momento”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Ainda de acordo com ele, a administração municipal tem trabalhado de forma transparente. “Afirmo que não seria diferente na Saúde. As informações vêm sendo colocadas para as pessoas com bastante naturalidade, ou seja, não há necessidade de levantar suspeitas infundadas, ou de espalhar boatos. Isso só atrapalha e alarma as pessoas desnecessariamente”, ressaltou o prefeito.

CAMPANHA – Trajano de Moraes e os distritos realizam neste sábado (3) o chamado “dia D” da vacinação contra a Febre Amarela. A prefeitura pretende imunizar as pessoas que ainda não tomaram a dose. A campanha será feita com a dose única da vacina, e quem já tomou a vacina, não precisa se vacinar novamente.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-desmente-boato-de-caso-confirmado-de-febre-amarela/