SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE TRAJANO DE MORAES RETOMA PROJETO XADREZ PARA TODOS

O município de Trajano de Moraes, dá mais uma vez um passo em prol da cultura e do desenvolvimento. Desta vez, quem ganha destaque é o projeto Xadrez para Todos. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Cultura do município, professor Nilton César Riguetti, durante uma reunião no salão nobre da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins. A ação aconteceu com aprovação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes e dentro das normas de segurança exigidos pela Organização Mundial de Saúde.

“Iniciamos o projeto Xadrez para Todos. Nessa primeira etapa, a ideia é qualificar os professores para serem multiplicadores. A primeira escola que sugeriu uma parceria foi a Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, na sede de município. O projeto chegará em todos os cantos do município e será aberto para todos e todas”, informou o secretário.

A meta é que a partir deste mês, o projeto chegue em todos os distritos da cidade. “Agradecemos a diretora da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins Fernanda Costa pela iniciativa. Agradecemos ao prefeito Rodrigo Viana e o vice Matias Mendes por proporcionarem que o projeto chegue para todas as escolas e espaços do município de Trajano de Moraes. Será mais um fato histórico a ser escrito em nossa cidade“, garante Nilton Riguetti.

O xadrez exercita e melhora a memória, bem como a capacidade de concentração e o pensamento crítico. Este jogo de tabuleiro ajuda igualmente à socialização, favorecendo a integração de crianças e jovens em ambientes escolares. O xadrez também ensina aos mais jovens que as regras devem ser respeitadas.

“O xadrez ajuda à melhoria do rendimento das crianças e jovens na aprendizagem, aproveitando a capacidade lúdica do ser humano. Este jogo implica colocar à prova múltiplas alternativas, prevendo os gestos do adversário e supõe a aplicação de estratégias em função do objetivo a alcançar”, explicou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-cultura-de-trajano-de-moraes-retoma-projeto-xadrez-para-todos/