AGENTE DA DEFESA CIVIL DE TRAJANO PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE RISCOS GEOLÓGICOS EM FRIBURGO

O município de Trajano de Moraes está mais uma vez na rota do treinamento. A Defesa Civil de Trajano de Moraes marcou presença na capacitação feita pela Regionais de Defesa Civil – REDEC Serrana, realizada no 6º Grupamento de Bombeiros Militar  – GNM em Nova Friburgo. Na pauta vários assuntos relacionados à prevenção. A agente Aline Marques de Souza representou o secretário municipal da pasta, Egmar Pecly Neto.

O encontro abordou assuntos como os Riscos Geológicos, por exemplo, durante as três palestras. “Os riscos geológicos representam um perigo significativo para projetos de construção e desenvolvimento na terra. Vale dizer que tais riscos podem ter impacto sobre todos os estágios de um projeto, desde o projeto e a construção durante toda a vida útil até o descomissionamento. Em uma das palestras, por exemplo, aprendemos muito sobre esse comportamento”, explicou ela.

Durante a palestra os Agentes abordaram informações sobre os variados registros de ocorrências. “Mapeamento de riscos geológicos foi uma das palestras apresentada por Pedro Santana Peregrini, Geógrafo da Gerência de GEOMATICA/SMMADUS/PMNF. Outro assunto importante tratado no encontro foi a análise de campo para riscos geológicos e medidas estruturais de contenção com o palestrante Luiz Gustavo de Oliveira Martins, Engenheiro Civil da SMDC/PMNF”, acrescentou.

Outro debate foi com relação ao mapeamento de susceptibilidade que aconteceu com sargento do Corpo de Bombeiros Camargo do CEPEDEC/SEDEC. “Encontros como esse acrescentam muito e ajuda na hora de um momento de risco. Quero aproveitar e agradecer ao prefeito Rodrigo Viana e o vice Matias Mendes pela oportunidade e a aos agentes da Defesa Civil de Trajano pelo trabalho que vem fazendo frente à gestão pública do município. Toda capacitação melhora e muito o condicionamento de nossos profissionais”, enfatizou o secretário Neto.

Ainda durante a palestra houve troca de saberes e de experiências de cada um dos participantes promovendo maior integração e desenvolvimento de pessoas e processos. “Saio desse encontro certa que nosso município é quem ganha na prestação de serviço efetiva à população”, finalizou a agente Aline Marques.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/agente-da-defesa-civil-de-trajano-participa-de-reuniao-sobre-riscos-geologicos-em-friburgo/