SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA DE TRAJANO DOA BANDEJAS E SUBSTRATOS A PRODUTORES RURAIS

A prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal da Agricultura, está pondo em pratica o serviço de apoio e incentivo ao produtor rural. Desta vez a gestão pública doou gratuitamente após reunião no Centro Comunitário na localidade de Maria Mendonça, bandejas e substratos para germinação de mudas. As bandejas também são muito conhecidas como sementeiras. Geralmente são usadas na preparação de mudas. A ação tem aprovação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, e segue orientação de técnicos profissionais da secretaria.

O secretário de Agricultura, Daniel Fagundes, destaca que o projeto ampara aqueles produtores rurais que não possuem as ferramentas necessárias para o preparo da terra e plantio, nem recursos suficientes para adquiri-las. “Devemos dar o devido destaque para a agricultura da cidade, oferecendo estímulos para que eles consigam produzir cada vez mais, afinal esse trabalho fornece produtos de qualidade aos munícipes e conseqüentemente a nossa região e ao estado, fortalecendo desta forma a economia das famílias”, ressaltou.

Daniel acrescentou ainda que as expectativas para a temporada de plantio estão altas. “Acreditamos que o período de junho em diante em que se inicia o plantio, com esse apoio, os resultados tentem ser satisfatórios para a economia municipal. Fico feliz em contribuir para a produção desses agricultores. O prefeito Rodrigo Viana, e o vice Jorge Diniz também tem essa preocupação, ou seja, em oferecer total apoio a esses que fazem nossa cidade, ter um diferencial na região, quando o assunto é produção com qualidade”, comentou.

MAIS AÇÃO – As máquinas agrícolas municipais continuam trabalhando nas terras produtivas dos agricultores locais. Um deles é o trator que diariamente faz o serviço de arado e roçada, e tudo isso a custo zero para o pequeno produtor. O secretário Daniel Fagundes explica que essa é uma modalidade de incentivo para o principal meio econômico de Trajano de Moraes. Outro meio de incentivo aos agricultores é a revitalização dos ramais que facilita o escoamento dos produtos, visto que facilita o tráfego local e o acesso aos locais de produção e venda.

Com o serviço de patrolamento, por exemplo, as localidades beneficiadas foi Gravatá, Ranchadouro e Maria Mendonça. “Estamos fazendo esse resgate da cultura para que seja uma opção viável e sustentável para o produtor nessa área. Uma cultura que é milenar, onde só existe uma janela de plantio, por isso estamos preocupados em fazer com que, a cada ano, ela possa se multiplicar. A prefeitura esta a disposição para colocar as máquinas dando apoio e suporte aos produtores”, comentou.

Para o próximo os próximos meses, a gestão pública pretende aumentar ainda mais este número e, realmente, revitalizar a cultura da agricultura na região. “Queremos introduzir e promover uma agricultura sustentável e motivar os agricultores para a implantação dos produtos com mais saída comercial. Esta capacitação foi muito importante, porque só conseguimos produzir adquirindo conhecimento e é uma preocupação da Prefeitura de Trajano, através da Secretaria Municipal de Agricultura: trazer o conhecimento para que os agricultores possam desenvolver e deslanchar a produção em suas propriedades, com mais segurança para alcançar uma boa safra e atender das demandas do município”, finalizou o secretário.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-agricultura-de-trajano-doa-bandejas-e-substratos-a-produtores-rurais/