ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE PONDE DE ZINCO APRENDEM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL

Prevenção e educação caminham lado a lado em Trajano de Moraes. Recentemente o dia foi dos pequenos na Escola Municipal de Ponte de Zinco. Por lá, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, orientaram os alunos sobre a importância da escovação e outros assuntos ligados a higiene bucal. Eles receberam uma escova de dentes e pasta. São projetos como esse que fazem a diferença na formação do educando. A ação tem iniciativa também da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, essa é uma das melhores formas de evitar cárie em crianças é incentivá-las a ter uma rotina de cuidados com a higiene bucal. Por isso, as crianças estão aprendendo sobre a importância da escovação e dos cuidados com a boca. “A gente enquanto gestão pública faz a nossa parte. Percebo que desta forma, todos os dias, elas têm um momento para escovar os dentes e passar o fio dental. Isso faz com que nossas crianças fiquem protegidas”, acredita Lucas Esteves.

Na grade de palestra está inclusive, as específicas para as crianças aprenderem a passar o fio dental. “Todo mundo acha que a criança será incapaz de usar o fio dental e por isso nunca se propõe a ensiná-la a usá-lo. Claro que uma criança de três anos não o passará tão bem como deveria, mas nessa idade já vai entendo como ele funciona e sua importância para que, com cinco ou seis anos, o utilize da maneira correta”, exemplificou o secretário Lucas Esteves.

Além disso, as crianças também aprendem técnicas para uma escovação saudável e dessa forma, desenvolvem bons hábitos de saúde bucal. Para tornar essa tarefa mais prazerosa, os profissionais de saúde se reúnem para ouvir histórias, apresentações e desta forma desenvolver em tempo real trabalhos de arte que estimulam o zelo pela boca limpinha. “A palestra é um grande incentivador para as crianças. Elas prestam atenção em tudo”, comentou o enfermeiro de saúde, Raphael Marini.

O projeto levou ao colégio outros profissionais como enfermeiros e técnicos a fim de conversar sobre o assunto e tirar dúvidas. “Falamos sobre a importância de alguns alimentos, corrigimos alguns hábitos, inclusive alimentares, explicamos sobre a cárie e como deve ser feita a escovação”, contou o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliandro Garcia – o Sassá.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alunos-da-escola-municipal-de-ponde-de-zinco-aprendem-sobre-a-importancia-da-higiene-bucal/