PARQUE INFANTIL DE VISCONDE É OFICIALMENTE INAUGURADO PELO PREFEITO RODRIGO VIANA E VICE JORGE DINIZ

O prefeito de Trajano de Moraes Rodrigo Viana, o vice Jorge Diniz e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo, inauguraram no segundo distrito de Visconde de Imbé, um parquinho infantil totalmente sustentável. O novo utilitário público, conta com diversos brinquedos esculpidos em madeira provenientes de madeira de reflorestamento. O espaço foi 100% viabilizado com recursos públicos e mão de obras da prefeitura. O local recebeu o nome de Pierre Rodrigues da Silva.

Em discurso o prefeito Rodrigo Viana, disse que o local vai oferecer as crianças mais um espaço de lazer e entretenimento e garantia de segurança aos moradores. O Parque Infantil Sustentável segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social. “Com a utilização do eucalipto e do pinus, o equipamento tem baixo custo de manutenção e é de grande durabilidade, já que diariamente vai receber crianças”, ressalta o prefeito.

A fita de inauguração foi desfeita por familiares do homenageado e pelo funcionário com mais de 15 anos de dedicação a gestão pública, Augusto Afonso dos Santos, o popular Fuinha. Com a entrega, o novo Parque Infantil Sustentável a prefeitura espera tão logo começar a troca de outros utilitários em vários distritos. O vice-prefeito Jorginho falou da importância de projetos para ocupação de espaços públicos com o este. “É sempre importante cuidar das áreas públicas. Um espaço como esse é uma opção de lazer para a criançada. É um parque auto-sustentável e moderno. Parabéns para todos os envolvidos nessa iniciativa”, pontuou.

Pensando na região em que foram instalados, os brinquedos são feitos com material resistente à chuva e sol, além de ser fácil e baixa manutenção, se adequando esteticamente ao ambiente mais rústico típico do local. Além do eucalipto e do pinus, o parque conta com cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo. “Os brinquedos foram produzidos com material 100% renovável de ciclo curto. Quero agradecer aqui a todos os funcionários envolvidos nessa ação. Muito obrigado meus amigos”, agradeceu o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo.

A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa. Apesar do material ser suscetível à deterioração pelo fator natural e orgânico, os eucaliptos e pinus que deram forma às gangorras, balanços, cavaletes, estação de playgrounds e outros brinquedos são tratados e oferecem condições plenas para que o parque alcance um longo tempo de vida útil, superior a 10 anos, com segurança, beleza e sustentabilidade, tanto no contexto ambiental quanto econômico.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/parque-infantil-de-visconde-e-oficialmente-inaugurado-pelo-prefeito-rodrigo-viana-e-vice-jorge-diniz/