SECRETARIA DE SAÚDE DE TRAJANO LANÇA CANAL DE OUVIDORIA NO SITE DA PREFEITURA

Um canal para aproximar, entender e resolver dentro da possibilidade a necessidades da população. Assim vai funcionar o canal de ouvidoria lançado pela Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, através de um link na barra de ferramentas no site oficial da Prefeitura. O serviço busca aprimorar os serviços já oferecidos na área da saúde do município. Desta forma o executivo pretende promover uma série ainda maior de ações.

O canal de comunicação entre a Secretaria Municipal da Saúde e o cidadão, vai atender por meio do repasse de informações de serviços prestados pelo SUS no município, bem como recebimento de solicitações, sugestões, críticas, denúncias, reclamações e elogios. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Oliveira, o objetivo é fazer deste canal, uma gestão ainda participativa na saúde.

“Nosso compromisso é com a construção de um padrão de atenção por meio de um contato mais humanizado, reforçando a participação popular e o fortalecimento da gestão participativa da saúde. Vale lembrar que esse canal é uma vontade do prefeito Rodrigo Viana”, disse a secretária. Recentemente, o Presidente Michel Temer sancionou a Lei nº 13.460, no dia 26 de junho de 2017, na qual disponibiliza a participação, proteção e defesa dos usuários dos serviços públicos da Administração pública.

Para o psicólogo e ouvidor Clayton Ribeiro, a criação do canal oferece ao usuário, total proteção quanto à participação pelo site da Prefeitura. “Este instrumento resultará nas informações necessárias para atuação em pontos estratégicos do SUS na cidade, mapeando através deste instrumento formal, baseado em leis, as lacunas no qual há necessidade de melhorias e também utilizar como exemplos profissionais e serviços elogiados pelos usuários. Quando criei o formulário pensei muito no bem estar do usuário”, explicou.

No intuito, de melhorar a saúde do município, a Secretaria Ana Paula, acredita na implementação do serviço, mais fundamentada, com profissionais capacitados no setor de Ouvidoria, entre eles Alexandre Russo e Clayton Ribeiro como psicólogo ouvidor no qual os usuários se reportarão a fim de reclamar, denunciar, informar e elogiar os serviços oferecidos pela saúde nos  canais de entrada como internet,  telefônico e também presencial.

Para o prefeito Rodrigo Viana, a importância da criação desta ouvidoria, afirma ainda mais uma das missões da prefeitura, que consiste em buscar a participação dos populares nas decisões públicas. “É necessário promover a aproximação entre governo e sociedade, fornecendo a ela instrumentos para efetuar suas reivindicações”, afirmou Rodrigo.

O funcionamento da ouvidora será de segunda a sexta-feira, com atendimentos a principio no site da prefeitura, no endereço www.trajanodemoraes.rj.gov.br, acesse a barra de ferramenta, Serviços, e clique no link ouvidoria: Secretaria de Saúde. “A gestão vai atribuir a ouvidoria para promover a participação do usuário, acompanhar a prestação dos serviços, visando garantir sua efetividade e propor aperfeiçoamento dos mesmos. A gente conta agora com a participação da população”, conclui o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-de-saude-de-trajano-lanca-canal-de-ouvidoria-no-site-da-prefeitura/