O chafariz que compõe o cenário arquitetônico na Praça Nilo Peçanha, no Centro de Trajano de Moraes, irá sofrer reparos. A bomba que faz a água circular pelas mangueiras e dutos está queimada. O motivo pode ter sido os constantes picos de energia elétrica no local. O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Juninho Azevedo vistoriou o espaço e disse já ter tomado providências para o reparo.
Com a troca da bomba, a fonte voltará a ser revitalizada. O local é um dos cartões postais da cidade, e atrai anualmente centenas de pessoas para tirar fotos. “Situações como essa são possíveis de acontecer. A fonte de água funciona praticamente diariamente movimentando a água no local. O chafariz é em minha opinião um dos pontos mais bonitos na Praça Nilo Peçanha”, disse o secretário Juninho Azevedo.
Outra iniciativa da prefeitura será fazer a limpeza no local para melhorar o aspecto. A água teve que ser toda retirada para evitar a proliferação de larvas de mosquito. “Trajano de Moraes é uma típica cidade do interior, e a praça serve de ponto de encontro para seus moradores e visitantes. O chafariz acabou se tornando o contraste entre a história e a beleza natural da região. Posso dizer que é o ponto forte do lugar”, comentou.
O local abriga três peças antigas em formatos de anjos. Ele é envolvo com um espiram cerca de pedras claras, o que força um contraste natural no espaço dividido em dois espelhos de água, ou seja, um superior e outro inferior. “A manutenção da fonte é feita constantemente, mas os trabalhos foram intensificados nos últimos dias para resolver mais rapidamente os problemas de consertos de equipamentos. Tão logo o chafariz voltará a funcionar na praça”, destacou Juninho Azevedo.