TRAJANO PRESTA CONTAS E COMEMORA A ÁGUA COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO NO DIA DO PATRIMÔNIO

Pense em algo insubstituível e indispensável para a sua vida. A água é exatamente isso! Sem esse recurso tão importante, a vida na terra não seria possível. Preocupada com a qualidade de vida da população trajanense, a gestão pública municipal – através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoverão um dia especial dedicado a água. A ação envolverá todas as escolas da rede municipal, onde os alunos estarão apresentando temas como: os “Tesouros Trajanenses” no evento Água: Patrimônio e Desenvolvimento. O encontro será na Praça Nilo Peçanha, na próxima sexta-feira (17), das 8h às 16h.

A iniciativa tem apoio e incentivo do prefeito Rodrigo Viana, do vice Jorge Diniz, e começa com a participação da Banda Musical São Francisco de Paula. No local terá ainda oficinas para todas as idades, aula verde, palestra sobre coleta seletiva e finalizará com o grupo de sanfoneiros. “Por que dia 17? Este é o dia Nacional do Patrimônio Cultural, em homenagem ao nascimento de Rodrigo Melo Franco – responsável por implantar esta política no país. E a água é o nosso maior patrimônio. Cada escola levará a sua paisagem cultural vinculada aos recursos hídricos. Fotografias de belos lugares, acompanhadas de frases elaboradas por elas estarão expostas o dia inteiro na praça”, explicou o secretário municipal do Meio Ambiente, Murilo Felix.

Vale lembrar que água é sinônimo de desenvolvimento e vida saudável, e possui uma dimensão cultural que deve ser considerada nas decisões políticas, por estar profundamente enraizada nas tradições culturais de todos os povos. “A sua distribuição natural é desigual, tornando-se motivo de conflitos nacionais e internacionais e sobre tudo: está cada vez mais escassa. As tensões relacionadas incluem a falta, como também o seu excesso, que lava e leva embora trabalho e vidas. Além de guardar forte dimensão simbólica, a água é recurso essencial para a vida, é elemento fundamental das paisagens onde são desenvolvidas práticas produtivas, mobilizações sociais e atividades de turismo sustentável em meio urbano, rural e nas florestas”, comentou o secretário.

As iniciativas que se destacaram pela contribuição na promoção e proteção do patrimônio hídrico mundial, por meio da valoração e apontamentos para assegurar os usos múltiplos da água foram selecionadas para estar no 8º Fórum Mundial da Água. “Trajano de Moraes estava lá em Brasília com 35 participantes, apresentando o Monitoramento Participativo do Rio Macabu. No dia 17 todos também poderão vivenciar este momento vendo fotos e vídeo. Não para por aí, a ida a Brasília ainda deu mais frutos com a participação do Projeto “Salvando a nascente da escola” na Conferência Nacional Infanto-juvenil de Meio Ambiente”, relatou Mutilo Felix.

Já a partir das 13h acontecerá uma solenidade. “Quer saber mais? Venha passar o dia conosco. É prestação de contas, é o prazer de conhecer ou de rever as belas paisagens de Trajano de Moraes, é acima de tudo trazer o afeto entre crianças, jovens e adultos para garantir um futuro mais saudável para todos”, convidou o secretário .

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-presta-contas-e-comemora-a-agua-como-fator-de-desenvolvimento-no-dia-do-patrimonio/