SECRETARIA DE OBRAS DE TRAJANO ENTREGA NOVO PARQUINHO ÀS CRIANÇAS NA PRAÇA NILO PEÇANHA

O que um parque significa para uma criança? Diversão! Mas também é uma forma de educar, pois proporciona um espaço lúdico pedagógico que favorece o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, ajuda a ampliar o vínculo social, estimula as habilidades motoras, desenvolve a criatividade, além de atender um dos principais direitos da criança, o de brincar. E pensando desta forma, a prefeitura de Trajano de Moraes entregou recentemente as crianças mais um parquinho novo.

As instalações foram na Praça Nilo Peçanha, no centro da cidade. Adquiridos com recursos próprios, os parquinhos no modelo playgroud já atrai dezenas de crianças ao local. O espaço foi estruturado com brinquedos esculpidos em madeiras de eucalipto e pinus tratadas e provenientes de reflorestamento.

De acordo com o secretário municipal de obras e Serviços Públicos Juninho Azevedo, outros locais receberão novas unidades em breve. “Os próximos parquinhos, estamos trabalhando para que seja instalado ainda esse semestre. Estamos trabalhando para atender a diversas localidades ao mesmo tempo de forma que a população fique satisfeita com os serviços prestados. Essas assim como outras demandas foram feitas a pedido do prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz”, disse Juninho Azevedo.

O Parque da Praça Nilo Peçanha, por exemplo, segue uma tendência nacional em relação à utilização de materiais ecologicamente corretos e sustentáveis em espaços públicos de lazer e convívio social. Segundo Juninho Azevedo, a estrutura é resistente à chuva, baixa umidade do ar, e se adéqua esteticamente ao ambiente rústico e típico da cidade. Além do eucalipto e do pinus, foram utilizadas cordas náuticas, material que também é resistente ao tempo, explicou.

Desde a sua instalação, o local virou ponto de encontro sadio entre a criançada. “Queremos proporcionar para as crianças um local onde elas possam brincar e que tenham momentos agradáveis, mas principalmente com segurança. Os brinquedos dispostos no parque foram produzidos com material 100% renovável. Espaço reforça o compromisso da prefeitura com o meio ambiente”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.

Com a utilização do eucalipto e do pinus, que são altamente resistentes, este espaço se torna na cidade um local com atrativos a mais. A madeira proveniente do reflorestamento contribui com a redução da pressão sobre as matas nativas, ajuda a retirar o dióxido de carbono da atmosfera e, com grande potencial ambiental, também minimiza o efeito estufa.

O coordenador de Esportes, Alex Pinheiro, também comemorou a conquista. “Esta é uma excelente notícia a todos os amantes do nosso parquinho municipal”, celebrou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-de-obras-de-trajano-entrega-novo-parquinho-as-criancas-na-praca-nilo-pecanha/