PREFEITURA E POLÍCIA MILITAR PROMOVEM EM PARCERIA CAFÉ COMUNITÁRIO EM TRAJANO

A prefeitura de Trajano de Moraes em parceria com o 11º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro – BPM com sede em Nova Friburgo promoveu em Trajano de Moraes, mais uma edição do Café Comunitário. A reunião contou com a presença do prefeito Rodrigo Viana, vereadores, equipe de governo, sociedade civil organizada e do Tenente-coronel Eduardo Vaz Castelano e equipe. O tema principal foi o aumento na região de atos ilícitos, como exemplo, o tráfico de drogas e os furtos a residências e a veículos.

É de responsabilidade do 11º BPM municípios como Bom Jardim, Duas Barras, Cantagalo, Cordeiro, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes e Macuco. A abertura do Café Comunitário foi presidida pelo secretário municipal de Administração e Reestruturação Elair Pinheiro. O evento aconteceu no auditório do CIEP 279 – Professora Guiomar Gonçalves Neves, e reuniu um público de mais de 50 pessoas.

No início do encontro, a Polícia Militar apresentou uma estatística da segurança pública no município e todos da comunidade tiveram a oportunidade de opinar, criticar, dar sugestões e fazer reivindicações, logo em seguida. Eles aproveitaram ainda para debater através de um diálogo formal, as ações já realizadas e as que são necessárias na cidade e nos distritos, destacando claramente a zona rural do município de Trajano de Moraes.

“Observo que a principal reivindicação proposta durante a reunião é à intensificação do policiamento nas áreas mais distantes, como é o caso dos distritos, por serem localidades afastadas do centro e que não possuem um destacamento fixo, o conhecido DPO. Faremos o possível para rever esse tipo de ação e tão logo estaremos com a viatura realizando ronda nestes locais”, prometeu o Tenente-coronel Eduardo Vaz Castelano.

O tema principal foi o aumento de atos ilícitos na região, como exemplo, o tráfico de drogas, furtos a residências e a veículos. “Esse tipo de comportamento esta crescente no interior do estado, e tem obrigado na maioria dos casos, famílias inteiras a conviver com esse tipo de ação negativa. O motivo desse encontro é aproximar a Polícia Militar ainda mais da sociedade, incentivando-os a denunciar anonimamente através do telefone (22) 2523-4590”, acrescentou o comandante.

Já o prefeito Rodrigo Viana avaliou como importante a participação popular em reuniões como o Café Comunitário, e aproveitou o momento para incentivar as denuncias feitas pelo telefone. “A segurança pública se constrói no dia a dia. É preciso que o cidadão esteja atento e colabore com as entidades que promovem a segurança. Precisamos ser parceiros nessa questão. Mais que um dever de cidadão, denunciar qualquer ato ilícito, seja diretamente ou através do disque denúncia, é fundamental para que as autoridades possam cumprir seu papel e assegurar a segurança de nossas famílias”, afirmou o prefeito Rodrigo Viana.

O chefe do Executivo avaliou o café comunitário como um encontro positivo, onde o assunto em voga pode ser tratado de forma clara. “Segurança pública é um ponto nevrálgico em todo o Brasil, em especial no estado do Rio de Janeiro, cujas cidades sofrem com os efeitos negativos da falência do projeto de pacificação da capital. A derrocada das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), nas comunidades do Rio, tem reflexos no estado inteiro, inclusive, com o aumento dos índices de criminalidade aqui no interior”, ponderou Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-e-policia-militar-promovem-em-parceria-cafe-comunitario-em-trajano/