Uma história um tanto inusitada aconteceu em Trajano de Moraes, cidade na Região Serrana do Rio. Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foram acionados após encontrar um macaquinho caído à beira da RJ-174 na localidade de Lagoinha – estrada de acesso à cidade de Nova Friburgo. O empresário Larin Aguiar, vinha do município de Macuco sentido Trajano de Moraes, quando avistou o animal caído à margem da rodovia próximo a um local de queimada.
Segundo ele, o Macaco não esboçou nenhum medo ou agressão. “Assim que um caminhão passou, abri a porta de carona, do meu carro, peguei o macaquinho pelo cangote e coloquei-o dentro do carro. Achei que ele fosse ficar arisco, mas ele não esboçou nenhuma reação. Ele ficou quietinho e deitado no assoalho do veículo me olhando. Teve uma hora que até se escondeu, mas logo apareceu”, disse.
Logo após capturar o animal, o empresário seguiu sentido a Trajano de Moraes. “Assim que deu sinal de área no celular liguei para um amigo que me orientou procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Assim eu fiz, e deu tudo certo. O problema foi na hora de tirar o macaquinho de dentro do carro. Ele ficou agitado e chegou a arranhar um dos agentes de Meio Ambiente”, relatou.
O sagui é o macaco de menor porte existente na Natureza, e é denominado mico. Ele tem o rabo comprido, sua cabeça é extensa e ampla, as unhas apresentam o formato de garras, embora o polegar tenha uma configuração distinta e não se separe dos demais. Este animal é portador de 32 dentes: oito incisivos, quatro caninos, doze pré-molares e oito molares.
O secretário interino de Meio Ambiente David Campos foi até o carro do empresário, com a equipe de Guardas Ambientais e Defesa Civil, para resgatar o animar e leva-lo para consulta na Vigilância Sanitária do município. Segundo o veterinário Saulo Pacheco o animal não apresentou problemas ao ser examinado, e por isso foi solto novamente em uma área de floresta próximo ao seu habitat natural.
Como a maioria dos animais silvestres, os saguis têm temperamento forte e facilmente se tornam agressivos quando se sentem ameaçados ou passam por situações de estresse. Pertencente à família Callithricidae, o sagui mede aproximadamente 25 centímetros, sem incluir a cauda de tamanho longo. “O sagui é um animal onívoro que necessita bastante de proteína e cálcio, sobretudo quando jovem”, explicou o agente do Meio Ambiente Willian Castellani.