CRAS DE TRAJANO E VISCONDE DESENVOLVEM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM A TERCEIRA IDADE

Sabendo da importância do exercício físico na promoção da qualidade de vida para as pessoas da Terceira Idade e principalmente dos jovens, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Trajano de Moraes e Visconde de Imbé têm realizado atividades de Educação Física em várias modalidades. A meta é não deixar ninguém ficar parado.

A ação da Secretaria Municipal de Assistência Social tem orientação de um profissional capacitado. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Esteves Viana, as atividades fortalecem a importância da prática de atividades físicas, principalmente nesta fase da vida, além de contribuir para o combate ao sedentarismo.

“Pensamos que para movimentar, agitar o corpo não tem idade. Mas tomamos cuidado em colocar um profissional capacitado para atender esse público. O programa de Educação Física na Terceira Idade e nos jovens virou um sucesso nestes lugares”, disse Juliana.

A gestão do prefeito Rodrigo Viana, tem dado atenção especial à Terceira Idade desde que assumiu a prefeitura em janeiro deste ano, e pretende de forma eficaz estender o programa de atendimento a outras localidades. “Essa pratica tem mudado a vida de nossas amigas e amigos em Trajano e em Visconde. Muito bom ver que para praticar exercício não tem idade, basta apenas ter força de vontade”, observou o prefeito Rodrigo Viana.

Ele acrescentou explicando que as atividades têm o comando do professor e profissional de Educação Física Junior Pinho. “Com o passar dos anos você vai perdendo massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio, massa óssea e há ainda o aumento da massa de gordura. Existe uma série de modificações nos diferentes sistemas do organismo, seja na composição corporal, muscular, cardiovascular, pulmonar, neural ou de outras funções orgânicas que sofrem efeitos deletérios, além do declínio das capacidades funcionais e modificações no funcionamento fisiológico”, explicou Juninho.

Ainda de acordo com ele, por isso, a prática de exercícios físicos é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar de todas as pessoas. “Passo diversas dicas para adoção de uma vida saudável e sempre esclareço a cada encontro como praticar o exercício corretamente. Aqui comigo eles tiram dúvidas sobre os temas abordados durante as aulas. Os participantes ainda contaram com muita música e diversão durante as atividades”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/cras-de-trajano-e-visconde-desenvolvem-atividades-de-educacao-fisica-com-a-terceira-idade/