SERVIDORES DA PREFEITURA DE TRAJANO FAZEM CURSO DE EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO

Uma parceria entre a Prefeitura de Trajano de Moraes e a Escola da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – Alerj está rendendo frutos positivos. Seis funcionárias de setores diferentes que lidam diariamente com o público passaram por uma reciclagem. O tema do seminário foi ‘Excelência no Atendimento ao cidadão’. O curso foi totalmente gratuito.

Com um total de sete horas de carga horária, as funcionárias que atuam na gestão pública, receberam instruções de atendimento e como se portar perante uma situação inusitada. A aula foi ministrada pelo professor Eduardo Antônio da Costa, entre 9h e 17h no auditório da Escola, localizada no 7º andar do prédio administrativo da Alerj, na Rua da Alfândega, Centro do Rio.

O curso foi destinado a servidores efetivos, comissionados, requisitados e terceirizados da Alerj e das Câmaras Municipais. “O objetivo do seminário foi propiciar uma reflexão sobre a importância da qualidade do atendimento e as possíveis conseqüências, positivas ou negativas, decorrentes do padrão de comportamento do profissional que lida com o público”, disse Rosângela Silva, que atua diariamente no gabinete.

Muita gente sabe que um bom atendimento é essencial em qualquer área, mas nem sempre sabemos como alcançar esse objetivo. A assessora especial Neiva Vicente, disse que o curso acrescentou muito enquanto profissional. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências e idéias. Com certeza o curso nos acrescentou muito, no ponto de vista atendimento ao público”, disse.

O prefeito Rodrigo Viana fez questão de incentivar a iniciativa por considerar o acolhimento ao cidadão uma das bases de um bom serviço público. “O curso vai aprimorar o conhecimento dos funcionários. Queremos fazer a diferença, oferecendo um trabalho melhor na prefeitura de Trajano”, afirmou Rodrigo Viana.

Ainda de acordo com o prefeito, o curso vai ajudar o funcionário a compreender melhor as demandas do serviço público e assim, terá condições de oferecer ao cidadão que busca informação, um atendimento mais acolhedor. “É preciso ter empatia. O munícipe deve se sentir bem no ambiente em que é atendido e, para isso, ser bem recebido e ter à sua disposição todas as informações necessárias para o seu atendimento.”, explicou o prefeito.

O curso tratou de assuntos como postura de atendimento no contexto organizacional, gestão de serviços, entendendo nos serviços e suas características, o perfil do profissional de atendimento, serviço e postura no atendimento, o profissional de atendimento e seu papel frente ao público, comportamento e postura, gafes no atendimento, como lidar com clientes difíceis, entre outros.

Participaram do curso a funcionária Rosângela da Silva, Neiva Vicente, Eliete Pinheiro,  Laura Margarizo, Giselha Botelho e Leda Marinho. Todas receberam certificado no final do seminário.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/servidores-da-prefeitura-de-trajano-fazem-curso-de-excelencia-no-atendimento-ao-cidadao/