SAÚDE DE TRAJANO ENTREGA KITS ODONTOLÓGICOS PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Por Douglas Smmithy

Um tubo de creme dental, toalha, escova, fio dental e um estojo necessaire impermeável com botão! Esses são os itens que compõem o kit odontológico entregue pela Secretaria Municipal de Saúde aos alunos da rede municipal de ensino em Trajano de Moraes. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), um dos programas da Atenção Primária em Saúde, que visa passar informações e fazer procedimentos coletivos nas escolas. Participaram ainda da ação a Coordenadora de odontologia Bárbara Abreu, e a Coordenadora de Atenção Primária, Michelli Machado.

Os kits odontológicos serão entregues a todos os alunos. O secretário da pasta, Junior Azevedo, destacou a importância da adoção de bons hábitos de higiene bucal desde a infância. “Vamos estimular o cuidado dos dentes com a entrega desses kits. É muito interessante poder contribuir com a educação das crianças e a adoção de bons hábitos por meio dessa parceria com as nossas escolas. Quero aproveitar e dizer que essa ação tem total incentivo do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias”, disse.

No primeiro dia, foram distribuídos 300 kits, mas a meta da Secretaria Municipal de Saúde, é atingir 100% dos matriculados, ou seja, entregar o estojo necessaire aos cerca de 1.500 alunos. As unidades de ensino contempladas nesta primeira ação foram a Escola Municipalizada Honestalda de Moraes Martins, Escola Municipalizada Serra das Almas, Escola Municipalizada João de Moraes Martins e a Escola Municipalizada Doutor Elias.

Os alunos também irão receber orientações sobre a importância da higienização correta e frequente. Com isso, é esperado evitar futuros problemas na dentição das crianças. “A odontologia é uma das áreas atendidas pela gestão pública, e que tem por finalidade inserir ou mudar hábitos dos cuidados com a higiene bucal. A distribuição de um kit odontológico por aluno visa estimular a prática do cuidado com a higiene bucal correta”, finalizou o secretário.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-de-trajano-entrega-kits-odontologicos-para-alunos-da-rede-municipal/