SAÚDE DE TRAJANO: DIA MUNDIAL DO DIABETES É COMEMORADO EM PARCERIA COM O LIONS

A secretaria municipal de Saúde de Trajano de Moraes, em parceria com o Lions Clube de Cordeiro realizou durante a manhã desta quarta-feira (29), uma grande mobilização sobre o Dia Mundial de Diabetes, que foi comemorado no último dia 14. A ação aconteceu na Praça Nilo Peçanha, no Centro da cidade e atraiu centenas de pessoas. No local, esclarecimentos, dúvidas e informações sobre os sintomas da doença foram feitos.

O diabetes é uma doença que está ocasionando mais de 5 milhões de mortes por ano, sendo a oitava principal causa de morte no mundo. E este número está em um vertiginoso crescimento, inclusive no Brasil. Ainda na praça, os profissionais da secretaria municipal de Saúde realizaram medições de glicemia e aferiram a pressão arterial dos interessados. De acordo com a secretária municipal de Saúde Ana Paula Oliveira, o evento serviu para explicar mais sobre a doença. “Muita gente chega sempre cheia de dúvidas, e isso foi bom para ajudar eles a entender um pouco mais sobre como a doença age”, disse Ana Paula.

O diabetes é uma doença crônica, na qual o corpo deixa de produzir ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. A insulina é o hormônio responsável pelo controle da glicose (açúcar) no sangue. Esse mau funcionamento pode provocar aumento da glicose (hiperglicemia) no sangue, o que pode, ao longo dos anos, causar uma série de problemas, desde cegueira até amputação de membros, ou hipoglicemia, que é a baixa taxa de açúcar no sangue – o que rapidamente pode levar o paciente a morte.

Existem dois tipos da doença, o 2, que acomete a maioria dos pacientes, principalmente a partir dos 50 anos, e o 1, mais comum em crianças. “Quero agradecer o Lions Clube de Cordeiro pela parceria e iniciativa. Espero que outras ações como esta possam trazer sempre bem estar à população de nossa cidade”, explicou.

Também foram prestadas informações e orientações sobre a prevenção para as pessoas com história familiar de diabetes. “A pessoa que descobre o diabetes precisa manter o peso normal, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas e praticar atividade física regular”, acrescentou a secretária.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-de-trajano-dia-mundial-do-diabetes-e-comemorado-em-parceria-com-o-lions/