DEFESA CIVIL DE TRAJANO ALERTA POPULAÇÃO DE COMO AGIR EM DIAS DE MUITA CHUVA

Imagina um temporal com descargas elétricas, trovoadas, ventos fortes ou, dias de chuva fina intermitente. Com a chegada do verão e as altas temperaturas por conta do sol forte e do clima quente, o popular dia abafado, o bom é redobrar a atenção, pois certamente virá chuva no final do dia. Ai é que entra as orientações dos agentes da Defesa Civil Municipal de Trajano de Moraes.

E para isso, a equipe esta sempre de prontidão nas ruas para atender de forma rápida, segura e eficaz à população em caso de emergência. De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil Renato Estellet, a maior preocupação dos agentes está concentrada nos casos de deslizamentos e dependendo da área os alagamentos.

“A gente alerta, principalmente os cidadãos que moram em áreas de risco que ao perceberem qualquer situação de emergência como rachaduras nos imóveis, escorregamento de terra, inclinação em postes e árvores, ligue imediatamente para a central da Defesa Civil que funciona 24 horas por dia ou vá até a unidade que fica na Praça Nilo Peçanha no Centro”, disse.

Nesses casos, assim como em situações de chuvas torrenciais, o órgão pede ainda que os moradores deixem as residências e procurem abrigo em local seguro. “Conforme orientação, é preciso que os moradores se conscientizem. Essa dica vale principalmente para quem reside próxima a áreas consideradas de risco. Outra ação importante é que evite jogar lixo e entulho nas encostas”, solicitou.

Em muitos casos, para evitar problemas, muitas pessoas encobrem o terreno vulnerável com lona plástica. “O morador antes de colocar a lona deve procurar a Defesa Civil para o agente habilitado faça uma analise do solo, ou seja, do terreno. É importante a análise antes da colocação do plástico. É importante para que o profissional avalie a área e verifique a real necessidade da colocação do material, assim como a dimensão”, alertou.

Ainda segundo Estellet, se o local for pequeno e de fácil acesso o próprio morador pode instalar o equipamento. “Se a área for íngreme, muito grande e o morador tiver dificuldade de locomoção uma equipe da Defesa Civil faz a colocação. O alerta, porém, deve ser mantido a qualquer sinal de rachaduras no terreno, encostas ou paredes, assim como ruídos ou estalos no imóvel, pequenos e constantes deslizamentos de terra e árvores ou postes tombando”, acrescentou Renato.

Na ocorrência de qualquer um desses fatos, o ideal é abandonar o imóvel e acionar a Defesa Civil.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-de-trajano-alerta-populacao-de-como-agir-em-dias-de-muita-chuva/