SAÚDE DA MULHER: PACIENTES RECEBEM ATENÇÃO ESPECIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO

A Policlínica Doutor Augusto Lemgruber – no Centro de Trajano de Moraes, conhecido popularmente como Posto de Saúde, recentemente voltou a oferecer serviços na área da ginecologia. A ação, aprovada e viabilizada pela gestão pública municipal, tem de frente a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. A profissional vai atuar no atendimento de mulheres que são assistidas pela atenção básica do município, principalmente as gestantes.

Atualmente quem vem prestando esses serviços é a ginecologista Fernanda Monnerat, que desde maio atua na Policlínica. Dados confirmam que ela já recebeu mais de 80 pacientes para consultas desde o início dos trabalhos. A médica atende todas às quartas-feiras, a cada duas semanas. “Visando uma melhor qualidade de vida na Saúde da Mulher, nós oferecemos esses atendimentos no nosso município”, declarou a Coordenadora de Saúde da Mulher na Unidade, Sofia Marinho.

Além da ginecologista, outros cuidados com a saúde da mulher podem ser tomados por lá, tal qual o exame chamado papanicolau. Este é preventivo contra o câncer de colo de útero. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer, a doença pode afetar 15, 43 a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição entre os casos mais comuns.

Também pode ser realizada a mamografia de rastreamento, que toda mulher entre 50 e 69 anos deve realizar uma vez ao ano, e o pré-natal, que deve ser feito durante a gestação. “Este é apenas mais um passo rumo à humanização do setor da saúde pública no município, e, mais do que nunca, é importante valorizar a saúde da mulher e lembrar as cidadãs Trajanenses que os cuidados não podem ser deixados pra depois”, disse o secretário municipal da Pasta, Juninho Azevedo.

Texto: Luis Felipe Lemgruber

Edição: Douglas Smmithy

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-da-mulher-pacientes-recebem-atencao-especial-da-secretaria-municipal-de-saude-de-trajano/