SALTA-Z TEM PROJETO ADIANTADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS DE TRAJANO

A prefeitura de Trajano de Moraes, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA-RJ), pretende em breve inaugurar o Projeto SALTA Z (Acordo de Cooperação Técnica – Implementação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento e Abastecimento de Água Potável), em três localidades do município. A implantação do projeto tem como objetivo o tratamento da água potável para o consumo humano.

De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, a importância dessas obras é levar qualidade de vida para a população buscando proteger a saúde, e desta forma gerando economia para o estado. “Vale lembrar aqui que cada real investido em saneamento economiza quatro em saúde curativa. Estamos cumprindo a missão da Funasa, que é assim que estiver totalmente concluída, a obra vai promover a saúde pública e a inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental”, disse.

Essa ação é considerada extremamente importante para a prevenção e redução de morbimortalidade provocadas por doenças de veiculação hídrica, entre outras enfermidades. “O tratamento de esgoto traz além do cuidado ambiental, a preservação da saúde da população impactando também na melhoria do bem-estar populacional como no aumento da expectativa de vida. Enquanto gestor público, estou fazendo meu papel que é cuidar de nossa população”, enfatizou.

O processo de instalação da SALTA-z é desenvolvido por meio de Acordo de Cooperação Técnica, enfatizando a corresponsabilidade dos diversos níveis públicos envolvidos. A comunidade de Maria Mendonça é uma das três a receber a instalação do Salta Z. O projeto funciona como uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, a ser destinada para o consumo humano.

“Ela está sendo feita na parte dos fundos da quadra poliesportiva. Além da comunidade, Serra das Almas e Tapera também receberão o projeto. Inicialmente em sua fase experimental, a água que for tratada será utilizada na Escola Municipal, e também terá uma bica, onde ficará disponível para a população poder pegar e levá-la para casa para o consumo”, explicou o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/salta-z-tem-projeto-adianto-pela-secretaria-municipal-de-obras-e-servicos-publicos-de-trajano/