SAÚDE DA MULHER NO FOCO DA CAMPANHA ‘OUTUBRO ROSA’ EM TRAJANO DE MORAES

Foto: Divulgação

“Menos balões nas campanhas, e mais ação em prol da qualidade de vida. É preciso focar na Saúde da Mulher – um programa inserido dentro da atenção primária. Com ações que acontecem durante todo o ano aqui em Trajano, e que são benéficas. Os serviços estão aí para acontecer, e desde que assumi a secretaria municipal de Saúde, a convite do prefeito Rodrigo Viana, trabalho de forma que os benefícios aconteçam realmente de verdade, oferecendo ao paciente uma atenção melhor e de fato efetiva”, comentou o secretário da pasta, Antônio Carlos Azevedo, o Juninho.
Uma reunião acertou na manhã de segunda-feira (4), os últimos detalhes. O foco é orientar as mulheres trajanenses para a prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero. E para isso a campanha será intensificada durante todo o mês, em alusão ao Outubro Rosa. O objetivo é fomentar a detecção precoce dos dois tipos de câncer. Trabalhando desta forma, a gestão pública municipal pretende zerar a fila de atendimentos, intitulada demanda reprimida, até o final do ano.
“Temos um número de exames que precisam ser feitos. Mamografia, por exemplo, são 140. Já o exame de ultrassom transvaginal, soma 130 e 135 de ultrassom de mama. Desde o início do ano, o município atende com várias especialidades. A ginecologista Fernanda Monnerat, por exemplo, atua atendendo várias especialidades. Vamos zerar pela primeira vez a fila de atendimentos”, acredita Juninho.
Uma das novidades deste mês será o serviço ofertado através de uma van que a Saúde vai disponibilizar para a realização dos exames. Ela vai transportar as pacientes agendadas até o local. “Serão 30 pacientes por dia, ou seja, quinta e sexta. Na saída eles vão receber um kit alimentação para quebrar o jejum após o exame. Outro serviço que dará continuidade é o exame laboratorial inserido dentro do programa Saúde da Mulher”, explicou.
Os atendimentos são feitos nas Unidades Básicas de Saúde, pelos enfermeiros e pelos médicos da estratégia de saúde da família. Quando algum resultado apresenta alteração, eles são encaminhados para os especialistas, ou para a ginecologista que atende no município.
“Atualmente é doutora Fernanda Monnerat que tem feito as ações de diagnósticos e rastreios dos cânceres, tanto de mama quanto de colo do útero. A ideia é detectar precocemente qualquer tipo de alteração. Sobre a marcação para o atendimento na Van, será feito nesta terça-feira (5), e posteriormente um contato será feito já na quarta, com os pacientes dando a confirmação da realização do exame na quinta”, concluiu o secretário.
Em relação ao câncer de mama, segundo tipo mais frequente entre mulheres no Brasil, o acesso à informação e à mamografia de qualidade e, ao mesmo tempo, iniciar o tratamento o quanto antes possível são fundamentais para a redução da mortalidade.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/saude-da-mulher-no-foco-da-campanha-outubro-rosa-em-trajano-de-moraes/

Pular para o conteúdo