PRODUTOS ARTESANAIS DE TRAJANO SÃO EXPOSTOS DURANTE I FÓRUM DE INTEGRAÇÃO DAS CIDADES SERRANAS

Doces caseiros, tapetes confeccionados com barbante, cachaça e licor, botons de identificação, flores ornamentais, artesanato em madeira, bordado em toalhas, customização de sandálias, bolos, mel, própolis, café e crochê, esses foram alguns dos itens produzidos por artesãos de Trajano de Moraes. Eles foram expostos no I Fórum de Integração das Cidades Serranas, que aconteceu no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Lutterbach, no município de Macuco. O prefeito Rodrigo Viana, o vice Matias Mendes e secretários participaram do fórum.

E assim, Trajano de Moraes, mais uma vez marcou presença e garantiu o lugar com a apresentação de seus produtos. Toda produção é fruto dos trabalhos desenvolvidos pelos artesãos do município, com o apoio e incentivo da prefeitura, que mantém todos os artistas cadastrados. O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Weber José Gomes, afirma que a exposição dos produtos deu mais visibilidade ao trabalho.

“Estamos atuando de forma que os produtos ganhem notoriedade na região. É tudo feito com muito carinho e respeito. São profissionais comprometidos com a qualidade de cada item. Com essa iniciativa, a prefeitura pretende dar visibilidade ao importante trabalho promovido por cada um que teve seu produto exposto no stand da prefeitura”, comentou Weber José Gomes.

Os produtos expostos receberam através de uma folha impressa, um código QR Code, o que facilitou o público saber a origem do produto. Com o fomento do turismo pós pandemia, a prefeitura tem atuado com eficácia para elevar o cenário sócio-cultural na cidade. Algumas peças foram produzidas com matérias primas da natureza, como é o caso do mel, própolis, café e outras de forma manual – uma iniciativa que simboliza o talento profissional sem esquecer a responsabilidade ambiental.

“Na mostra foi possível encontrar o que há de melhor na produção artesanal e na gastronomia típica de nossa cidade, agregando um grande valor cultural ao evento. O artesanato tem alcançado espaços importantes, graças ao trabalho sério de resgate e de valorização da nossa cultura, fomentado pelo governo do prefeito Rodrigo Viana, e do vice Matias Mendes. Quero agradecer a secretária municipal de Educação de Macuco, Luciana Backer Boaretto Soler, também pela acolhida que cada artesão predispôs ao atender com seus produtos. Foi uma acolhida maravilhosa. Na verdade, essa é uma cortesia típica dos trajanenses”, relatou o assessor de Turismo, Evandro Tavares.

E para que os produtos pudessem ser expostos, um trabalho eficaz feito nos bastidores através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/produtos-artesanais-de-trajano-sao-expostos-durante-i-forum-de-integracao-das-cidades-serranas/