PROGRAMA MAIS LEITE UNE PREFEITURA DE TRAJANO A PRODUTORES RURAIS EM PARCERIA COM EMATER E UFRJ

Um dia de aprendizado e troca de experiências. Assim foi o lançamento do Programa Mais Leite, em Trajano de Moraes. O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Viana, funcionários que compõe a gestão pública municipal, entre outros. A produção pecuária do município é composta por atividade leiteira com uma produção média de 2.779.837,00 litros de leite ao ano, com um faturamento aproximadamente de R$ 4 milhões de reais. Trajano também possui produtores de pequenos e médios animais e bovinocultura de corte com faturamento aproximadamente de R$ 400 mil por ano.

Atualmente Trajano de Moraes possui uma área territorial de 589.8 Km². Durante o encontro os produtores puderam aprender sobre energia solar e irrigação, crédito rural, beneficiamento de alimentos como frutas e queijos, IN 76 e 76 do MAPA, retomada do Programa Nacional de Crédito Fundiário, ouviram relato do proprietário da propriedade em relação a produção. Eles ainda tomaram conhecimento sobre os projetos “Unidade Demonstrativa de Produção de Leite” e “Cocho Cheio”.

A secretaria Municipal de Agricultura com o apoio da Emater Rio, Cooperativa  Regional Agropecuária de Macuco, implantará o “Programa Trajano Mais  leite” tendo como foco principal a  alimentação, saúde e genética do rebanho leiteiro. “Estou muito feliz com esse momento. O desafio desta proposta é aumentar a produtividade, mas para isso precisamos convencer os produtores locais de que as inovações tecnológicas são adequadas a este propósito. Com este intuito, estamos neste encontro utilizando uma propriedade demonstrativa, que passara a tornar-se referência dentro do município para difusão das práticas propostas”, explicou o prefeito Rodrigo Viana.

O projeto busca elevar a produtividade leiteira local, através da adoção de inovações tecnológicas em propriedade demonstrativa de referência. Desta forma ele tornará mais efetivo o serviço de assistência técnica e extensão rural prestado aos produtores de leite locais. Outra ação é elevar a renda da agricultura familiar através da viabilidade econômica da atividade leiteira, alem de incrementar a qualidade e produtividade leiteira local, melhorar a qualidade do leite produzido na pequena propriedade e incentivar a adoção de práticas de conservação dos solos e a manutenção da sua fertilidade.

A produção de leite à base no tripé alimentação, saúde e genética, demonstra uma grande potencialidade para agregar valor à agricultura familiar, pois proporciona redução de custos na atividade leiteira, ocupação da mão-de-obra familiar, colaborando com a permanência dos jovens nas áreas rurais.  “Podem-se apontar como maiores entraves ao projeto, a falta de compreensão do produtor rural quanto à importância do planejamento das atividades de gestão”, relatou o prefeito.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/programa-mais-leite-une-prefeitura-de-trajano-a-produtores-rurais-em-parceria-com-emater-e-ufrj/