PROGRAMA LIMPA RIO CHEGARÁ AO DISTRITO DE DOUTOR ELIAS ABRINDO VALAS E CÓRREGOS

O distrito de Doutor Elias, mas conhecido como Monte Café vai receber em breve uma máquina escavadeira do Programa Limpa Rio, coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). E para verificar os pontos que serão abertos e limpos, o prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz acompanharam ‘in loco’ a vistoria feita pelo engenheiro do INEA – Ricardo Ferreira.

O Programa terá como finalidade realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens de córregos e rios. A expectativa do prefeito Rodrigo Viana, é que com o inicio dos trabalhos o fluxo de água nos rios e córregos aumentem, evitando enchentes e alagamentos nos períodos das fortes chuvas.

“A população de Monte Café terá todo o leito dos rios e córregos limpos de forma que o excesso de água flua de forma mais rápida e não de tempo de acumulo da mesma. Esse é apenas um dos passos positivos que será dado no distrito. Temos programado ainda para este ano outras ações que vão beneficiar a localidade. A prefeitura de Trajano de Moraes vai atender as solicitações feitas pelos moradores”, garantiu o prefeito Rodrigo Viana.

Essa parceria com o Estado por meio do INEA garantirá rios e córregos limpos durante os próximos meses. O prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz aproveitaram para caminhar pelo distrito e conversar com alguns moradores sobre as prioridades no local.

“Esse contato com a população é muito bom para entendermos os anseios. Apesar de nosso país estar vivenciando uma crise econômica muito grande, com boa administração e excelentes parcerias tenho certeza que vamos conseguir fazer um bom serviço aqui em Monte Café. Essa caminhada nos fez ver de perto algumas necessidades para o local”, destacou Rodrigo Viana.

A expectativa da gestão pública municipal, é que com o desassoreamento das valas, rios e córregos que traçam a maior parte do distrito, haja maior fluidez na passagem de água. “O que será realizado aqui em Doutor Elias através do Programa Limpa Rio é um trabalho mais detalhado e técnico. A população pediu e aqui estamos para tentar de uma vez solucionar esse problema. Os moradores confiaram na gestão pública, e prova disso é que hoje estamos fazendo essa visita acompanhado de um engenheiro do órgão”, destacou vice Jorge Diniz.

Ainda segundo Jorginho, nesse trabalho será necessário um esforço em conjunto com a sociedade. “Nós recebemos a solicitação e viemos ao local para saber quais serão as medidas adotadas, nesse caso usaremos uma máquina escavadeira, mas o bom resultado vem com a ajuda de todos, precisamos da colaboração dos moradores para não descartar lixos as margens dos rios”, acrescentou Jorginho.

Durante a caminhada pelo distrito, os chefes do executivo, aproveitaram e passaram no Posto de Saúde da Família – PSF, e bateram um papo com os funcionários e ouviram a população. “Essa vinda nos da à dimensão do trabalho e da necessidade do local”, disse Rodrigo Viana. Eles passaram também pela quadra poliesportiva, e conferiram os danos causados na arquibancada.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/programa-limpa-rio-chegara-ao-distrito-de-doutor-elias-abrindo-valas-e-corregos/