PROGRAMA DE ARTESANATO ENTREGA CARTEIRAS A ARTESÃOS EM TRAJANO DE MORAES

Os artesãos de Trajano de Moraes receberam a Carteira Nacional de Artesão. Dentro do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo, a cerimônia realizada na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins em parceria com a prefeitura de Trajano de Moraes, reuniu os profissionais que passaram por uma série de etapas para receber a carteirinha do Programa de Artesanato Brasileiro – PAB. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, organizou o evento.

“A entrega dessas carteiras simboliza algo muito positivo para o município. Os trabalhos que esses artesãos vêm desenvolvendo terão outro reconhecimento agora. A qualificação é tudo e vai além de saber fazer arte. O produto tem que ter um bom acabamento e uma boa apresentação, e em Trajano isso é fato. Parabenizo em nome do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes os artesãos pelo merecido reconhecimento”, disse o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Weber José Gomes.

Ainda de acordo com Weber José, a entrega das carteiras é fruto do trabalho constante da equipe do artesanato que continuou o serviço em home-office, tirando dúvidas e divulgando a nova forma de dar continuidade ao processo de cadastramento. “Quero agradecer a Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro por ter nos concedido esse grande privilégio de ouvir e atender aos nossos profissionais do artesanato e poder transformá-los, hoje, oficialmente, artesãos. Para eles é muito importante a posse da carteira que pode ser usada em todo o território nacional”, acrescentou.

Segundo o subsecretário Gerciano de Lima, através da Carteira do PAB, os artesãos passam a ter direito a um microcrédito para obter matérias-primas para os seus trabalhos. Além disso, o subsecretário destacou que o artesanato é de grande importância para o Turismo e nos 92 municípios do Estado, as pessoas estão produzindo para empreender na criação de produtos da cultura local e também como forma de valorização humana. O Estado reconhece o Artesanato como profissão.

“É um momento muito importante diante dessa crise da pandemia. Esse programa do Estado trabalha em cima da capacitação para que o artesão tenha ideia da importância do seu produto. A gente trabalha em cima da valorização do produto para ser colocado no mercado consumidor. O artesanato bem feito se torna o sustento de muitas famílias. Por isso, é uma grande satisfação recomeçarmos a entrega das carteiras”, destacou Gerciano de Lima Luz.

O cenário da pandemia do Coronavírus fez com que muitos serviços presenciais fossem suspensos ano passado em Trajano de Moraes. “O cronograma seguiu uma pauta elaborada pelo Governo do Estado, após a interrupção do trabalho causado pela pandemia do Coronavírus. O evento na Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, aconteceu seguindo todos os protocolos de segurança”, concluiu o secretário municipal de Cultura, Nilton Riguetti.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/programa-de-artesanato-entrega-carteiras-a-artesaos-em-trajano-de-moraes/