PROFISSIONAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRAJANO SÃO CAPACITADAS SOBRE CADÚNICO E SIBEC

Durante quatro dias, a Prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, viabilizou a participação de parte da equipe responsável pela inclusão e manutenção do Cadastro Único para Programas Sociais, bem como do Sistema de Benefícios ao Cidadão – SIBEC, realizar uma capacitação ministrada pela Universidade Caixa no Rio de Janeiro.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Verônica Fazoli, esse treinamento é importante para a excelência no atendimento a população. “O objetivo dos cursos foi atualizar e qualificar a equipe que opera os sistemas para melhorar o atendimento dos beneficiários dos programas sociais, como Bolsa Família, Carteira do Idoso, ID Jovem, entre outros. É uma premissa na gestão do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz manter sempre o funcionário atualizado com cursos e palestras”, explicou Verônica Fazoli.

Nesta etapa foram capacitadas Áurea Helena, que opera os sistemas no CRAS de Visconde de Imbé (distrito), e Amélia Cristina, que responde pela coordenação do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. A capacitação teve como finalidade orientar os profissionais sobre o gerenciamento do Sistema de Benefícios do Cidadão (Sibec).

“O Sibec é um sistema online desenvolvido pela Caixa e reúne todas as informações dos beneficiários, bem como facilitar o acesso do cidadão às informações sobre todas os valores provenientes do Programa Bolsa Família que recebe do governo. Hoje posso afirmar que nossos funcionários estão 100% aptos a atuar com esse tipo de atendimento”, acrescentou a secretária.

A coordenadora do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, Amélia Cristina, explicou em detalhes que é importante todos os operadores de sistema participarem de capacitação, pois o Sibec é a ferramenta que hospeda o principal instrumento de coleta de dados e informações de famílias beneficiárias do PBF.

“Essa capacitação veio em momento muito oportuno, haja vista estar ocorrendo várias inconsistências nos sistemas, pois os mesmos vêm passando por processos contínuos de atualização, sem dúvida alguma a partir de agora será mais tranquilo socializar informações com o público usuário desses sistemas na perspectiva de prestar um melhor atendimento, possibilitando que todas as famílias que possuem perfil possam ter garantida a inclusão no Cadastro Único e com isso o acesso aos programas sociais a que têm direito. Agradeço imensamente a Secretária Verônica pela oportunidade de passar por esse processo de capacitação”, relatou a coordenadora.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/profissionais-da-secretaria-municipal-de-assistencia-social-de-trajano-sao-capacitadas-sobre-cadunico-e-sibec/