PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE TRAJANO VÃO RECEBER TREINAMENTO CONTRA FEBRE AMARELA

Já está tudo pronto para que coordenação de epidemiologia e imunização de Trajano de Moraes, realize nesta terça-feira (16), mais uma reunião com todas as equipes dos postos de saúde. O objetivo é esclarecer as dúvidas com orientações e sugestões sobre a Febre Amarela. A palestra será ministrada pela coordenadora de Epidemiologia e Imunização Mariana Campos, em dois horários a pedido do prefeito Rodrigo Viana.

O município de Trajano de Moraes, em março do ano passado, realizou uma mega campanha de vacinação contra a febre amarela, e imunizou sua população em poucas semanas. De acordo com Mariana Campos, foram aplicadas no município 8.112 doses, atingindo a meta de 93%, do público alvo. De acordo com o levantamento do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente não constam mais pessoas para tomar vacina.

“Essa matemática é simples. Para alçarmos os 100%, basta o esclarecimento que faltou apenas 7% da população, mas de acordo com o levantamento realizado, a população procurou o serviço de saúde em outro município, e por isso essa diferença. Uma das preocupações do prefeito Rodrigo Viana e da Secretária Municipal de Saúde Ana Paula Oliveira, é que toda a cidade receba a proteção justamente neste momento em que o assunto Febre Amarela vem à tona novamente”, explicou.

Este ano de 2018, estão disponíveis até o momento 400 doses, e a meta é imunizar as crianças que ano passado tinham menos de nove meses e não se vacinaram. “A vacina encontra-se disponível em todas as Unidades de Saúde, de segunda a sexta. É muito importe se prevenir”, disse Mariana.

Sobre o treinamento, a coordenadora alertou ainda que algumas mudanças ocorreram, por exemplo, em relação às doses chamada dose fracionada. “Como estamos vendo nos noticiários, vale dizer que o objetivo dessa reunião é orientar nossas equipes para que elas estejam aptas a esclarecer todas as dúvidas dos nossos munícipes. Ressaltamos que essas mudanças não alteram em nada para quem já tomou a vacina”, afirmou.

Quem já tomou a vacina na campanha ano passado, não precisa tomar novamente, ou seja, já está protegido. “Quem ainda não tomou a vacina precisa procurar o mais rápido possível uma unidade mais próxima, e ainda, não será necessário fazer uma segunda dose de reforço como foi  anunciado pelas mídias naquela época. A vacina de febre amarela está disponível em todos os postos de saúde, todos os dias da semana. Nossa preocupação hoje é com as pessoas que ainda não tomaram a vacina”, complementou Mariana Campos.

A idade permanece a mesma, a partir dos 9 meses até menores de 60 anos. Para os maiores de 60 anos é necessário apresentação de atestado médico, pois a vacina nessa idade pode vir a causar eventos graves e até letais. Os postos de saúde possuem médicos, todos os dias e estarão avaliando os casos que podem ou não tomar a vacina.

A recomendação para esse público que a vacina é contra-indicada é o uso diário de repelentes e se residirem em locais muito próximos de mata, colocar telas em janelas. “Ainda evitar ficar fora de suas residências nos horários ao amanhecer e ao anoitecer, pois são os períodos de maior atividade do mosquito.

A secretaria de saúde informa que medidas de controle e monitoramento estão sendo realizadas diariamente pela vigilância em saúde, através ações de prevenção dos agentes de endemias e pede a colaboração de toda a população para não deixarem lixos acumulados ou recipientes que favoreçam o acúmulo de água em suas residências ou terrenos baldios, evitando assim a proliferação do mosquito transmissor da doença. Tais medidas também são válidas para a prevenção de dengue, zika e chikungunya.

A secretaria de saúde está vigilante e monitorando rigorosamente todas as informações e noticias relacionadas à febre amarela, zika e chikungunya e orienta a população a manterem a calma e que caso ocorra alguma mudança neste cenário estamos preparados para agir e estaremos imediatamente informando a todos, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/profissionais-da-saude-de-trajano-vao-receber-treinamento-contra-febre-amarela-nesta-terca-feira/