PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE FEBRE AMARELA EM TRAJANO

Um encontro descontraído, porém muito importante para o bom andamento da saúde no município de Trajano de Moraes. Os agentes de saúde, enfermeiros e os técnicos de enfermagem participaram de uma palestra sobre febre amarela. A iniciativa foi tomada por uma solicitação do prefeito Rodrigo Viana, e visa preparar os servidores da Saúde que trabalham diretamente com a população, possibilitando que estes se orientem sobre formas de contágio e tratamento da doença.

A ação foi ministrada pela coordenadora de Epidemiologia e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde Mariana Ecard, em dois horários. A palestra foi realizada no auditório do Hospital Francisco Limongi. Mariana acredita que em pouco tempo, a ação terá surtido efeito entre os profissionais. “As duas palestras tem muita importância e é de interesse dos agentes e enfermeiros aprender mais sobre a febre amarela, que voltou a ser assunto em todo território nacional”, disse ela.

O objetivo é preparar os agentes e os enfermeiros para que orientem a população, visto que esse contato é feito diariamente no trabalho de prevenção e combate ao mosquito da dengue, que pode, inclusive, ser o transmissor da febre amarela na zona urbana e rural. A partir desta quinta-feira (17), os agentes comunitários estarão realizando um cadastro nominal de toda a população que já tomou a vacina.

Mariana afirma que tal medida é de suma importância para realizar um mapeamento de possíveis pessoas que ainda não tomaram vacina e cadastrar as pessoas que não se imunizaram no município.  “Trajano não terá dose fracionada como vem acontecendo em cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Região Metropolitana). A dose fracionada tem 0,1 ml, enquanto que uma dose convencional tem 0,5 ml.”, destacou.

O prefeito Rodrigo Viana ressaltou que a capacitação é importante para reforçar o trabalho educativo e de prevenção que os agentes realizam em Trajano. “O papel destes profissionais é muito importante e eu acredito no potencial de cada um deles, justamente porque eles contribuem para solucionar os problemas em relação à saúde”, enfatizou Rodrigo.

A vacina tem como objetivo proteger a pessoa, formando anticorpos protetores e estabelecendo barreiras para propagação do vírus. A Organização Mundial de Saúde – OMS recomenda que a população em área de risco seja vacinada em pelo menos 95%. De acordo com Mariana, foram aplicadas no município 8.112 doses, atingindo a meta de 93%, do público alvo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/profissionais-de-saude-participam-de-palestra-sobre-febre-amarela-em-trajano/