PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE TRAJANO DE MORAES SÃO HOMENAGEADOS COM PINTURA EM GRAFITE

Uma homenagem em forma de pintura, e vários significados em plena pandemia. Assim foi a arte feita no muro da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins, em Trajano de Moraes, pelo artista grafiteiro, Marlon Muk. A ação ganhou destaque em uma das esquinas mais movimentadas da cidade. A expressão pode ser vista na Avenida Castelo Branco, esquina com a Rua Coronel João Martins – bem em frente à Policlínica Doutor Augusto Lemgruber.

O prefeito Rodrigo Viana, o vice Matias Mendes, equipe de governo e os vereadores estiveram no local para conferir a arte. O desenho é uma homenagem aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente durante a pandemia de Covid-19. No local as cores fortes e o traço firme do artista deixam nítido que o momento ainda é de cautela.

“É uma forma não só de reconhecer, mas de agradecer pelo trabalho deles, que é tão cansativo e que exige uma dedicação tão grande. Eles merecem muito mais do que um painel, mas é o que a gente pode fazer no momento. Essa arte chega na hora onde estamos atravessando uma Pandemia mundial, mas também em um dia onde comemoramos 130 anos de Emancipação Político Administrativa com muitas restrições. Obrigado Marlon Muk pela arte”, agradeceu o prefeito Rodrigo Viana.

O alerta por meio da arte faz sentido para a cidade que foi a última no Estado do Rio de Janeiro a ter registro de casos e também de óbitos. “Com esse trabalho, a gente também quer alertar as pessoas. Desde o começo nossa população aderiu veemente a solicitação feita pela prefeitura, que é manter o distanciamento social e o uso de máscara e álcool gel como proteção de contágio e contaminação ao próximo. Os decretos estão aí e precisam ser cumpridos”, comentou o vice-prefeito Matias Mendes.

E o objetivo segundo o grafiteiro Marlon Muk, é de chamar a atenção. Mesmo antes de terminar a pintura do painel, quem passava pelo local já parava para ver. A Avenida Castelo Branco é um ponto conhecido, além de ter um alto fluxo de pessoas e de veículos trafegando no local.

“Enquanto grafitava as pessoas já começaram a passar, tirar fotos, perguntar o que era. Sempre quis chamar a atenção, é claro, mas não imaginava que a repercussão seria tão grande e positiva. Estou satisfeito com o resultado. Recebi relatos de pessoas que viram, gostaram, e até de profissionais da saúde agradecendo. Falar sobre eles é muito necessário e gratificante”, concluiu o artista Marlon Muk.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/profissionais-da-saude-de-trajano-de-moraes-sao-homenageados-com-pintura-em-grafite/