PREFEITURA DE TRAJANO REALIZOU XII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Um encontro, e nele várias finalidades! Assim foi XII Conferência Municipal de Assistência Social que este ano teve como tema: Assistência Social: Direito do povo, com financiamento público e participação social. A iniciativa foi da prefeitura de Trajano de Moraes através do Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. O encontro aconteceu no salão nobre da Escola Municipalizada Alfredo Lopes Martins. O palestrante foi Diogo Bastos, atual secretário adjunto municipal na cidade de Belford Roxo e vice-presidente do Coegemas.

Um Coffee Break foi servido aos participantes no início do encontro. O evento reuniu várias autoridades, representantes da área, profissionais e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e teve uma programação diversificada com temas, debates e estudos. A secretária municipal de Assistência Social, Verônica Fazoli, destacou a importância de uma conferência.

“É um evento democrático onde debatemos e avaliamos o que foi executado na área. A partir disso, saberemos o que tem que ser feito e o que já foi realizado para acertarmos aonde encontrarmos erros. A conferência visa fortalecer ainda mais o SUAS, onde se é garantido o mínimo necessário e essencial para nossa população e usuários que muitas vezes se tornam invisíveis por falta de acesso ao que já são deles por direito”, disse.

Ainda segundo Verônica Fazoli, essa iniciativa teve apoio do prefeito Rodrigo Viana. “A XII Conferência Municipal da Assistência Social de Trajano, constitui-se em instância que tem por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS. Ela teve por objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados”, explicou.

Este ano a XII Conferência Municipal teve como tema: Assistência Social: Direito do povo, com Financiamento Público e Participação Social, e está organizada em três eixos. Nela foi possível a abertura e aprovação do Regimento Interno. O público presente participou de palestra sobre vários assuntos, dentre eles: Grupos de Trabalhos por Eixos, Plenários Final/Deliberações a partir das prioridades definidas pelos grupos de Trabalho.

O palestrante Diogo Bastos, apresentou por meio de slides dados, fotos e textos sobre as deliberações da conferência anterior, uma vez que ele também foi o palestrante ano passado. Diogo ainda destacou as realizações de 2019. “É muito importante esse tipo de capacitação onde envolve palestras, rodas de conversa, e outras ações. Entendemos a importância desse momento de avaliação e busca de estratégias para fortalecer ainda mais o SUAS que visa assegurar nosso povo o acesso aos serviços públicos e parceiros privados”, concluiu Diogo Bastos.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-realizou-xii-conferencia-municipal-de-assistencia-social/