PREFEITURA DE TRAJANO INVESTE EM ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA A DESTINAÇÃO DE PILHAS E BATERIAS

Imagina um protótipo de um boneco em Trajano de Moraes que tem feito o maior sucesso. Ele tem boca, mas não fala, mas esta sempre sorrindo. Imaginou? Mas esse boneco tem um braço enorme para abraçar uma causa muito importante na cidade: o problema da destinação final de resíduos como pilhas e baterias. Desde que assumiu interinamente a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o secretário David Campos, colocou em pratica o projeto impar na cidade “Papa Pilhas”.

Agora baterias e pilhas tem um descarte legal e quem ganha com isso é o Meio Ambiente. A ação é um pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorginho, com incentivo dos agentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. De acordo com o secretário, a coleta de pilhas e baterias está presente nos diálogos da sociedade que se preocupa com os impactos ambientais e na saúde provocados pela má destinação final desses resíduos.

“Legalmente, há previsão de que esses resíduos especiais deveriam retornar para seus fabricantes, garantindo que os mesmos dariam o destino adequado. Aqui em Trajano estamos fazendo a nossa parte. Estamos colocando o boneco “Papa Pilhas”, em pontos estratégicos na cidade. Quero agradecer a equipe de agentes que abraçou essa ideia e fez dela realidade em nossa cidade”, destacou David Campos.

O projeto Papa Pilhas tem como objetivo acabar com o impacto ambiental causado pela poluição das pilhas no meio ambiente, pois uma pilha possui muitos materiais poluentes. De acordo com o agente Willian Castelli que tomou frente na divulgação do projeto, explica que ele foi criado pela Secretaria do Meio Ambiente junto com a Guarda Ambiental, que tem o trabalho de conscientizar a população e recolher o material nos pontos de coleta, contou.

O material está sendo distribuído em pontos de grande movimentação. “Além dos colégios em todos os distritos, municipal e estadual que são parceiros do projeto, temos ponto na prefeitura, na Secretaria do Meio Ambiente, no mercado Trajanense, na Defesa Civil e pretendemos colocar em mais pontos em todo o município”, acrescentou Willian.

Esse material se jogado na natureza leva séculos para se decompor. Os metais pesados não se degradam e, em contato com a umidade, calor e outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam contaminando o solo, a água, as plantas e os animais. “Esses produtos não podem ir para o lixo comum, e por isso precisamos dar um descarte correto. Por isso nossa gestão desenvolveu através dos profissionais esse projeto que tenho certeza será mais um parceiro em favor do Meio Ambiente”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Após uma quantidade significativa de material recolhido, o mesmo será encaminhado para a Secretaria do Meio Ambiente, que dará ao material um descarte final correto.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-investe-em-alternativa-sustentavel-para-a-destinacao-de-pilhas-e-baterias/