PREFEITURA DE TRAJANO IMPLANTA ATENDIMENTO DE COLETA DE EXAMES DOMICILIAR E NOS POSTOS DE SAÚDE DOS DISTRITOS

Uma ação mais perto do paciente! O programa ‘Mais Saúde’ implantado pela gestão do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes chegou no início do mês de março levando mais qualidade de vida e um melhor atendimento à população da zona rural, de uma forma diferente da habitual. As coletas de alguns exames agora são feitas em domicílio e também nos Postos de Saúde. Toda ação é acompanhada de perto pelo secretário Municipal de Saúde, Juninho Azevedo.

A ação começou a ser realizada em Maria Mendonça – localidade do 4⁰ Distrito. Os serviços começaram pelo Posto de Saúde da Família Manoel Jurandir Boy – PSF.  “Essa iniciativa evita que a população fique circulando em busca de atendimento na área central de Trajano, ou seja, num momento de Pandemia Covid-19, isso evita que o vírus circule e venha contaminar alguém. Outro fator é com relação à comodidade ao paciente que não precisa sair de sua comunidade. No caso dos acamados, a coleta de sangue, por exemplo, será feita a domicílio por um profissional”, explicou o vice-prefeito Matias Mendes, que esteve na última ação em Vila da Grama – Tapera.

Desde quando o atendimento de coleta para exames de sangue entre outros foi descentralizado em Trajano de Moraes, o serviço vem agradando moradores, principalmente, pela comodidade. Atualmente, a ação acontece na zona rural. “É um tipo de prestação de serviço que facilita muito a vida do paciente. Temos localidades que estão a mais de 50 quilômetros do centro da cidade, esse atendimento facilita muito a vida dos moradores”, enfatizou o prefeito Rodrigo Viana.

Um dos pacientes que foi atendido em Ponte de Zinco, por exemplo, avaliou a descentralização do serviço como uma excelente iniciativa da administração municipal. “Agora ficou mais fácil. Quando precisar, vou poder fazer a coleta para exame de sangue mais perto, ou como aconteceu hoje, aqui em casa. Isso traz uma comodidade maior para nós. Foi uma iniciativa muito boa”, disse.

O secretário da pasta, Juninho Azevedo, ressaltou que esse atendimento é um novo desafio e que uma equipe de profissionais está à frente deste trabalho. “Não tínhamos esse serviço no município e aqui também. É um desafio, mas é muito gratificante ver a satisfação da comunidade local. Além disso, os funcionários também podem acompanhar melhor os pacientes na íntegra”, concluiu Azevedo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-implanta-atendimento-de-coleta-de-exames-domiciliar-e-nos-postos-de-saude-dos-distritos/