PREFEITURA DE TRAJANO FAZ BARREIRAS SANITÁRIAS COM CONTROLE DE TEMPERATURA NOS ACESSOS À CIDADE

Enquanto alguns municípios da região adotaram restrição de acessos as cidades, a Prefeitura de Trajano de Moraes instalou barreiras sanitárias nas entradas do município, mas de cunho informativo. Os condutores e passageiros dos veículos recebem informações e tem a temperatura corporal aferida. A medida foi tomada para tentar conter o avanço do novo coronavírus. O acesso a cidade não está proibido. Essa ação começou no sábado, dia 21. A iniciativa foi do prefeito Rodrigo Viana, que optou por essa ação com a finalidade de assegurar a saúde pública do município. Trajano de Moraes não possui até o momento nenhum caso suspeito de Covid-19.

O motorista e passageiros são questionados sobre local de origem, qual o destino e a condição de saúde. Assim, os casos considerados suspeitos são repassados para acompanhamento do setor de Saúde. Além disso, todos recebem orientações e material informativo sobre a pandemia. De acordo com o chefe do executivo, a primeira barreira sanitária começou a funcionar na rodovia RJ-174, acesso ao município de Conceição de Macabu e Santa Maria Madalena (RJ-182).

Outra pista que também foi montada a barreira foi na RJ-174, estrada de acesso a cidades como Macuco, Cantagalo, São Sebastião do Alto entre outras. A RJ-146 faz divisa com o município de Bom Jardim, também foi montada uma barreira na localidade de Doutor Elias – também chamada de Monte Café.

Mais de 20 profissionais atuam nessas entradas diariamente revisando em turnos. A ação é coordenada pelo prefeito Rodrigo Viana que se colocou 24 horas a disposição dos serviços. “Preciso circular por todos os lugares e agir de forma humana para cuidar de nossa população. É um trabalho cansativo, mas prazeroso em ver que nosso povo esta ciente e ficando em casa. Coloquei-me a disposição para atender a todos os chamados junto as equipes de plantão”, disse o prefeito.

Nas estradas caso uma pessoa monitorada apresente sinal de febre, ela preenche um questionário e assina uma notificação informando sobre a obrigatoriedade de isolamento domiciliar. O documento também orienta como a pessoa deve proceder. Em caso de descumprimento, ela fica sujeita a medidas judiciais. As equipes atuantes nessas ações são os Agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Agentes de Saúde (geral), funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, entre outros.

“Não é proibido o acesso à cidade, mas todos os veículos parados e seus ocupantes respondem a um breve questionário à cerca de questões de saúde. Estamos fazendo a nossa parte e pedimos a população que faça a dela que é ficar em casa. Quero agradecer aqui a força do prefeito Rodrigo Viana e dos demais funcionários que estão ajudando nesse momento difícil”, agradeceu o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-faz-barreiras-sanitarias-com-controle-de-temperatura-do-corpo-nos-acessos-a-cidade/