PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES COMEÇA A VACINAR PROFISSIONAIS DA SAÚDE E IDOSOS CONTRA A GRIPE

A Prefeitura de Trajano de Moraes começou na segunda-feira, dia 23, a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), que também teve início no Brasil inteiro. Na primeira etapa serão vacinas apenas profissionais de saúde e idosos, porém as doses serão recebidas de forma fracionada. O Município recebeu apenas 500 doses da vacina e foram aplicadas todas as doses no primeiro dia da Campanha. De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, a ação, destinada inicialmente a idosos e trabalhadores da saúde, pretende ajudar na identificação de pacientes com coronavírus.

Mas o chefe do executivo lembra que a imunização não tem eficácia contra o vírus, mas, como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão. No entanto, para evitar aglomerações, a secretaria municipal de Saúde de Trajano de Moraes decidiu vacinar apenas profissionais da saúde e os idosos no primeiro dia.

“No caso dos trabalhadores da saúde, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Posto de Saúde de acordo com o horário de atendimento de cada uma. Para tomar a vacina basta comparecer à unidade. Estamos trabalhando também a vacinação volante, aquele aonde o profissional vai a casa imunizar, por exemplo, os acamados”, disse o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

A vacinação da Influenza não protege contra o coronavírus, mas vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico para a Covid 19, ao descartarem os vários tipos de gripe na triagem da população vacinada. A influenza é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis e evoluir para formas mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até a morte, motivo pelo qual a vacina será oferecida inicialmente para idosos e profissionais da saúde, e será disponibilizada, gradativamente para os demais grupos de maior vulnerabilidade.

Se a população estiver imunizada contra os vírus da gripe, será mais fácil suspeitar e buscar o diagnóstico do novo coronavírus. A Campanha contra a gripe vai até o dia 22 de maio. A Coordenadora da Atenção Básica Michele Machado, destacou que a vacinação será feita em espaços arejados e organizada de modo a evitar filas e aglomerações. “É importante que as pessoas compareçam no período previsto, porque demora um pouco para que o sistema imune produza os anticorpos contra a gripe. Ao se proteger da gripe, se diminuem também as chances de que se tenha um sintoma respiratório mais grave causado pela Influenza”, explicou.

Os munícipes idosos com mais de 80 anos ou acamados e domiciliados receberão a vacina em suas residências, os demais poderão se dirigir as Unidades de saúde, observando as recomendações para o período pandêmico, como evitar aglomerações.

ESCALONAMENTO: A campanha de vacinação contra a gripe de 2020 será escalonada, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

1ª fase (a partir de 23/3) – Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

2ª fase (a partir de 16/4) – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e doentes crônicos (que tenham prescrição médica ou sejam acompanhados por programas da unidade de saúde).

3ª fase (a partir do dia 9/5) – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mães que tiveram bebês até 45 dias e apresentem algum documento que comprove a condição) e adultos de 55 a 59 anos.

ESTARÃO VACINANDO:

*ESF Represa

*ESF Jalmeir Moraes Viana

*ESF M. Mendonça

*ESF Dr. ELIAS

*ESF Tapera

*Policlinica Augusto Lengruber

SUBPOSTOS

Sodrelandia

Ponte Nova

Serra das Almas

Barra dos Passos

Lagoinha- Vacinação volante

Os idosos acima de 80 anos, acamados e domiciliados irão receber a dose da vacina Influenza em casa.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-de-moraes-comeca-a-vacinar-profissionais-da-saude-e-idosos-contra-a-gripe/