Prefeitura de Trajano e Ampla levaram benefícios para Tapera

Texto e foto: Geraldo Carvalho

Aconteceu em Tapera, no quarto distrito de Trajano de Moraes, um encontro entre membros da secretaria de Assistência Social e da Ampla com objetivo de ensinar os moradores a usar energia de forma eficiente assim economizando conta de luz. A ideia partiu da Prefeitura trajanense e contou com a presença de centenas de donas de casa e trabalhadores, que atentamente receberam preciosas orientações de palestrantes da empresa de energia.

O evento social foi realizado às 13 horas do dia 28 de Maio, na Escola Municipalizada Dr. José de Moraes Souza e com a presença das profissionais que vieram da cidade de Campos dos Goytacazes, também foram trocadas lâmpadas velhas por novas fluorescentes e dezenas dos participantes que inscritos no Cadastro Único e com renda per capita de até meio salário mínimo se cadastraram na Tarifa de Baixa Renda e concorrerão a sorteios de geladeiras novas.

Durante as explicações da profissional Leila Cardoso, foi falado das diferenças entre lâmpadas tradicionais e as econômicas, onde as trocas geram grande economia nas contas mensais. Ela disse  que o tradicional benjamim não deve ser utilizado dentro de uma residência, que geladeiras não devem apanhar sol e nem ficar perto de fogões e nem no interior deve-se colocar produtos quentes como leite, pudins e comidas. Para a profissional as máquinas de lavar e tanquinhos gastam muita água e que todos devem ler os seus manuais de funcionamento para a sua certa utilização. “Para se obter economia de energia elétrica todos devem até tirar as tomadas das paredes dos televisores e outros aparelhos eletrônicos, assim gerará menos energia na cobrança no fim do mês.” Alertou.

Os presentes puderam também tirar suas dúvidas e no final foram distribuídas duas lâmpadas para cada participante que se cadastrou no projeto que tem o nome de Consciência Ampla, uma parceria inédita com a prefeitura trajanense. Estiveram presentes ainda, além da secretária Rejane Gomes e sua equipe, o presidente do legislativo de Trajano de Moraes Isaias Nogueira, estes que foram muito bem recepcionados pelos professores e diretora Marília Aparecida, na grande escola no centro de Tapera.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-e-ampla-levaram-beneficios-para-tapera/