Jovens em Maria Mendonça comemoraram Dia do Meio Ambiente

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

A Associação de Moradores e Produtores de Maria Mendonça, no quarto distrito de Trajano de Moraes, juntamente com a Emater local, as secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, do Ambiente, Agricultura, Obras e Serviços Públicos e Defesa Civil, realizaram, no último dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente em uma grande reunião na quadra de esportes local, onde reuniu alunos da rede municipal juntamente com seus professores para refletir a relação do homem com a natureza.

Foi uma tarde de apresentações de jograis, teatros, diálogos e palestras. O evento foi coordenado pela secretaria de Educação, tendo a frente à professora Rosseline  Almeida de Carvalho e equipe e contou com diretores das escolas, vereadores e secretários.

Para compor a mesa dos trabalhos foram chamados: o presidente da Associação de Produtores Zilmar de Almeida, secretário do Ambiente Osório Marques, o presidente do Legislativo Isaias Nogueira, os vereadores Celso Bechara, Hélio Luiz e Joginho Diniz. Além do Agente de Desenvolvimento Mário Alfredo Botelho, diretores e membros da comunidade e professores da rede. O destaque foi para a presença da Emater que, através do extensionista Jorge Gil, defendeu a organização da sociedade para o crescimento ordenado das localidades do interior.

Fizeram uso da palavra o secretário Osório, onde ressaltou dos principais problemas mundiais que é o recurso hídrico e relatou de sua preocupação com a falta de chuvas na região. Jorge Gil, representando a Emater, disse que sente o crescimento rápido dos distritos onde vê a necessidade de organizar através das associações para  elaborar os planejamentos de ruas e bairros no interior, para um futuro melhor para todos.

Durante as palestras, o que também chamou a atenção foi a colocação clara e direta da bióloga e professora Clarissa Neves, que através de slides alertou como os moradores podem economizar energia, água e manter a comunidade limpa, assim colaborando com a preservação do Meio Ambiente.

Os alunos e professores das escolas municipalizadas Maria Mendonça, Fazenda do Buraco, João de Moraes Martins, Serra das Almas e Alfredo Lopes Martins, participaram com seus alunos apresentando peças musicais, gincana ambiental, teatros, jograis, poemas relacionados ao dia, que era de preservação da Natureza. E para a secretária de Educação Rosseline Carvalho, o saldo do encontro foi positivo por fazer o jovem participante  refletir sobre o Meio Ambiente e que com certeza levar para casa os ensinamentos que eles fazem parte do futuro do município e do planeta. ”Agradeço a associação de moradores, os vereadores participantes, secretários, professores e diretores. E a nossa intenção é de preservar as belezas naturais que nosso município oferece.” Disse a atuante secretária.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/jovens-em-maria-mendonca-comemoraram-dia-do-meio-ambiente/