PREFEITURA DE TRAJANO DISPONIBILIZA NO SITE OFICIAL INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE CORONAVÍRUS

A gestão pública municipal de Trajano de Moraes continua na luta contra do Covid-19. Desde o surgimento da pandemia, o prefeito Rodrigo Viana tem tomado várias ações como modo de prevenir o município. Uma delas foi à publicação no site oficial da prefeitura: www.trajanodemoraes.rj.gov.br das ações que vem sendo executadas, além dos Decretos. Em reunião com os Secretários ele solicitou que as ações com relação aos gastos públicos como, por exemplo, insumos usados na proteção e isolamento social da população, se tornem públicas no portal.

“Estamos sempre com a atenção voltada para a saúde pública. Desta forma a Prefeitura Trajano de Moraes prepara desde fevereiro um plano de contingenciamento para lidar com o surgimento da Covid-19 (Coronavírus) na cidade. Desde que foi decretada a situação de pandemia pela Organização Muncial de Saúde (OMS), no dia 11/03, a Secretaria Municipal de Saúde em conformidade com o Gabinete toma uma série de medidas para enfrentar o surto e orientar as pessoas que por ventura apresentem sintomas de possível contágio”, disse o prefeito.

No site oficial da prefeitura, a pessoa pode se orientar. “Estamos trabalhando de forma clara e objetiva. Usamos máscaras de proteção e álcool em gel para higienização a todo instante. Vale dizer que a pessoa com sintomas graves, como falta de ar, deve procurar a unidade de saúde para que possa ser acompanhada pelos profissionais. Nossos profissionais e servidores são  qualificados para atendimento de possíveis casos da Covid-19”, enfatizou.

O paciente que apresentar sintomas leves deve se isolar em casa, sob recomendação médica; usar máscara para proteção das vias aéreas e não ter contato com os demais moradores da residência em até 14 dias.  A população que tiver acesso à rede de saúde suplementar (planos de saúde) pode recorrer à clínica particular e consultório. O médico notificará o município, que deverá fazer a coleta do caso suspeito.

Em caso de suspeita, a orientação é que os pacientes sejam isolados em seus domicílios e monitorados por médicos duas vezes ao dia. “O médico irá avaliar a situação do paciente e chamará o responsável em Vigilância e Saúde para realizar a coleta para o exame. Caso o paciente esteja em situação grave, será encaminhado para o hospital. Os testes só serão feitos quando tiverem a necessidade de realização reconhecida por médicos”, explica Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-disponibiliza-no-site-oficial-informacoes-importantes-sobre-coronavirus/