PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES ESTUDA RETOMADA IMEDIATA DO TURISMO APÓS PANDEMIA

Quer mais uma boa notícia em meio a esse momento de isolamento social? Pois bem, o município de Trajano de Moraes já está se preparando para retomar as atividades turísticas para quando o país voltar à normalidade, após a pandemia do coronavírus. Este trabalho vem sendo incentivado pelo prefeito Rodrigo Viana em conformidade com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Pecly. O chefe do executivo acredita que o investimento no turismo seja uma saída positiva com o fim da pandemia.

O Ministério do Turismo por meio da campanha “Municípios Juntos pelo Turismo” tem incentivado a gestão pública municipal, que de imediato aderiu e aceitou as sugestões apresentadas pela pasta. A ação foca na retomada das atividades turísticas, entre elas incluindo a campanha “Não cancele, remarque”, para as pessoas que já haviam agendado passeios e viagens antes do período de pandemia.

Atualmente o município de Trajano de Moraes, tem um leque de atrativos que poderá tão logo esse momento passe, voltar superaquecido, como é o caso dos passeios aos pontos de mata e ou cachoeiras e até mesmo trilhas e escaladas. “Acredito em dias melhores e vejo que o turismo é sim uma válvula de escape para esse momento em que estamos passando. Nossa cidade, nossa região é super abençoada com uma gama de atrativos. Temos ainda eventos que anualmente atraem milhares de pessoas a nossa cidade região”, destacou Tiago Pecly.

Desta forma a pedido do prefeito Rodrigo Viana, por meio de estudos, debates e acertos observou que a Secretaria Municipal de Cultura também poderá ser outra chave incentivadora para atrair de forma imediata o turismo local. “Quando este período de pandemia passar, os turistas e moradores da cidade com certeza vão começar a programar os passeios que pretendem fazer na cidade. Desta forma a gestão pública incentiva o turismo local, e assim os trajanenses vão poder buscar alternativas e ações para o fomento e o desenvolvimento do turismo na cidade”, acredita o prefeito Rodrigo Viana.

Vale lembrar que Trajano de Moraes é uma típica cidade do interior, com sua praça principal – Nilo Peçanha – que serve de ponto de encontro para seus moradores e visitantes. Suas fazendas centenárias do período imperial possuem, em sua maioria, arquitetura bem conservada e objetos de época que valem uma visita. O contraste entre a história e a beleza natural da região é o ponto forte do lugar.

Trajano dispõe de inúmeras potencialidades, como trilhas para caminhadas ecológicas e locais ideais para prática de mountain bike, cavalgada e parapente, sendo este o segundo melhor ponto para salto do Estado do Rio de Janeiro. Possui, ainda, lindas cachoeiras e a exuberante paisagem da Represa da Tapera.

Depois de aproveitar as várias modalidades de esportes radicais, os turistas podem ainda provar a banana passa, doce típico da cidade, e conhecer o trabalho desenvolvido pelo núcleo de artesanato local que conta com belos trabalhos em fibra de bananeira. O município possui uma altitude média de 655 metros. Durante o ano a temperatura varia entre 10 e 22 graus centígrados. Seu clima é considerado o 8º melhor clima do Brasil.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-de-moraes-estuda-retomada-imediata-do-turismo-apos-pandemia/