CENTRO DE TRIAGEM DE TRAJANO DE MORAES CONTINUA ATENDENDO PACIENTES COM SUSPEITA DE COVID 19

BOLETIM COVID-19 DIA: 28/06/20

A procura pelo Centro de Triagem para atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 é cada vez mais freqüentes em Trajano de Moraes. O município conta com uma estrutura para atendimentos de pacientes com suspeita ou sintomas similares desde o mês passado. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Rodrigo Viana e pelo secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves. A estrutura atende na Unidade Básica de Saúde, Lucyene Gonçalves Neves – ESF Represa, no bairro Nova Esperança. O atendimento acontece todos os dias das 8h às 17h.

O Centro de Triagem conta com acolhimento, recepção, sala de observação, entre outros pontos. Vale destacar que o local segue os protocolos do Ministério da Saúde, e que o Centro de Triagem será responsável pela seleção e atendimento de casos de síndromes gripais que apresentem os sintomas da Covid-19, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar. Ainda de acordo com o prefeito Rodrigo Viana, o local foi escolhido por ter uma estrutura toda montada e com comodidade.

O espaço conta desde a inauguração com uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de auxiliares de serviços gerais que manterão o ambiente higienizado durante os atendimentos.  O Centro de Triagem atende pessoas assintomáticas ao Covid-19. “Estamos trabalhando com responsabilidade e nossos esforços estão voltados para combater a propagação desse vírus no nosso município. O Centro de Triagem vai auxiliar o atendimento que já vem sendo feito pela saúde”, disse Rodrigo Viana.

A administração pública tem se empenhado no enfrentamento contra a Covid-19, mas ressalta em campanha nas redes sociais a importância da consciência da população.  “O local teve que ser apenas adaptado. Os pacientes diagnosticados com Covid-19 que necessitarem de internação, serão encaminhados para uma unidade intermediária, criada dentro do Hospital Francisco Limongi, onde irão dispor dos suportes necessários até a liberação de vaga hospitalar pela Central Estadual de Regulação”, disse o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Toda estrutura oferece à população segurança durante o diagnóstico, evitando aglomerações no interior da unidade de saúde. “Temos uma equipe preparada para garantir um bom atendimento com agilidade e eficiência. Estamos trabalhando muito e vamos vencer esse momento, garantindo à prestação de serviço que é devida a população trajanense. O local tem 4 salas de estabilização. O Centro de Triagem para Covid-19 é um espaço de acolhimento, onde as pessoas terão todo acompanhamento”, garante o médico clínico geral responsável pelo espaço, Saulo Coelho.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/centro-de-triagem-de-trajano-de-moraes-continua-atendendo-pacientes-com-suspeita-de-covid-19/