PREFEITURA DE TRAJANO COMEÇA A POR EM PRÁTICA PROJETO SALTA Z EM PARCERIA COM A FUNASA NAS COMUNIDADES

A prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, iniciou recentemente a implementação do projeto Salta Z, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que é destinada ao tratamento de água para o consumo. O projeto tem aprovação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes, e está em fase experimental. O primeiro passo foi dado na localidade de Maria Mendonça.

A comunidade de Maria Mendonça é uma das três a receber a instalação do Salta Z. “Ela está sendo feita na parte dos fundos da quadra poliesportiva. Além da comunidade, Serra das Almas e Tapera também receberão o projeto. Inicialmente em sua fase experimental, a água que for tratada será utilizada na Escola Municipal, e também terá uma bica, onde ficará disponível para a população poder pegar e levá-la para casa para o consumo”, explicou o prefeito Rodrigo Viana.

O projeto Salta Z funciona como uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água, a ser destinada para o consumo humano. “O objetivo é facilitar o acesso à água potável para a população rural. Refletir sobre a preservação dos recursos naturais é um papel de todos. Precisamos rever muitos de nossos hábitos do dia a dia, passando a adotar uma postura mais responsável”, enfatizou.

A falta de saneamento também pode causar hepatites, ascaridíase, tracoma, esquistossomose e várias outras doenças, que podem ser evitadas com o aumento da cobertura e a qualidade dos serviços de saneamento. “Alguns cuidados básicos podem colaborar para minimizar os riscos da água contaminada, como: ferver e filtrar a água, manter os reservatórios limpos, armazenar a água em recipientes limpo, entre outros”, concluiu.

Edição: Douglas Smmithy

Texto: Vivian Rigetti

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-comeca-a-por-em-pratica-projeto-salta-z-em-parceria-com-a-funasa-nas-comunidades/