PREFEITURA DE TRAJANO ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO INCENTIVA COMERCIANTE A REGULARIZAR EMPRESAS NO CADASTUR

Seguindo orientação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, o secretário municipal de Turismo Tiago Pecly, esta implementando em Trajano de Moraes o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo: Cadastur. Essa ação visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil e conseqüentemente no município, por meio do cadastro de empresas e profissionais do setor.

Ele explica que o destino de todas as regiões brasileiras passam a partir deste cadastro a se mobilizar para apoiar o movimento nacional de incentivo à formalização do setor turístico no país, liderado pelo Ministério do Turismo por meio de ações de fiscalização e sensibilização dos prestadores de serviços da indústria nacional de Viagens. “É uma iniciativa impar e excelente para nossa cidade e região.O registro regular de empresas no Cadastur, cadastro oficial das empresas do setor, é uma das exigências para a inclusão ou permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro”, disse o secretário.

Ainda de acordo com Tiago Pecly, a gestão pública pretende com isso aumentar o índice de cadastramento, ou seja, é uma ferramenta importante para alavancar as políticas locais de turismo. “É a partir desses números no Cadastur que o governo federal pode mensurar o nosso potencial turístico. Ou seja, quanto mais estabelecimentos cadastrados, mais a cidade de Trajano de Moraes está representada no Cadastur e poderá se destacar no Mapa do turismo brasileiro”, explica.

Na avaliação feita no site oficial do Ministério do Turismo, o secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo do MTur, Bob Santos, iniciativas locais que colaboram com a política nacional de turismo são uma amostra de que o setor está sendo pensado de forma integrada e compartilhada no Brasil. “O Cadastur é um certificado de credibilidade para o empresário e também para o destino, que fica reconhecido pelo visitante por ter um quadro formal de profissionais e empreendimentos do mercado de Viagens. Isso significa que a cidade se preocupa com o bom receptivo, incentiva, dá importância e leva o turismo a sério”, pontua.

Totalmente gratuito, o cadastro oficial do MTur é obrigatório para 7 categorias, conforme a Lei Geral do Turismo: meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, parques temáticos, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e guias de turismo, por exemplo. O procedimento de inscrição ou renovação de cadastro pode ser feito totalmente online e de forma simplificada pelo site cadastur.turismo.gov.br, que está interligado ao banco de dados da Receita Federal.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-atraves-da-secretaria-municipal-de-turismo-incentiva-comerciante-a-regularizar-empresas-no-cadastur/