PREFEITURA CONSTRÓI NOVA PONTE DE MADEIRA EM SERRA DAS ALMAS DE BAIXO

Pranchões podres, ripas soltas, pontas de pregos a mostra oferecendo perigo, e caibros desnivelados e com falhas entre um e outro. Esse era o cenário de total abandono da ponte em Serra das Almas de Baixo, área rural de Trajano de Moraes. Um problema antigo e que segundo os moradores nunca foi visto, ou resolvido pela gestão anterior. A passagem era um constante perigo a vida dos usuários. Sem segurança, a ponte é no local, um dos acessos para o escoamento da produção agrícola.

Escoamento esse que gera renda e mais qualidade de vida as famílias nesse momento de crise que passa o país. Mas uma iniciativa em conjunto, a chamada força tarefa, uma parceria que deu certo, fez no local uma ponte nova. De acordo com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Ralph Moreira, a construção foi viabilizada após uma doação da madeira feita pelo Engenheiro Agrônomo José Castro de Macedo.

Por conta do perigo no local, foi necessária a presença dos Agentes da Defesa Civil Municipal. Antes de iniciar os trabalhos avaliações de risco foram feitas. “A gente trabalha com prevenção de risco e acidentes, e tantas outras coisas. O importante é poupar vidas de perigo. A ponte antiga precisa de um laudo técnico. A Defesa Civil cumpriu seu papel. Ela realmente não tinha condições de ser reaproveitada, e por isso tivemos que construir uma nova”, explicou o secretário de Defesa Civil Renato Estellet.

E para que mais essa obra pudesse ser concretizada no município, a prefeitura entrou com máquina, caminhão e funcionários. “Esse foi mais um trabalho que tinha urgência em ser feito. Era uma preocupação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz, por entender a vida do produtor rural. A produção agrícola não pode esperar. A nova ponte de madeira foi construída no mesmo lugar da antiga”, explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos Ralph Moreira.

A Ponte antiga estava totalmente comprometida. Por ela já não era mais possível trafegar com caminhões, transporte usado diariamente para o escoamento da produção agrícola. “Era um sonho antigo dos moradores e hoje o prefeito Rodrigo Viana realiza. A passagem estava com os vigamentos de madeira totalmente podre. Uma das vigas já estava caída no Rio devido ao estado avançado de degradação, e que muito provavelmente poderia acarretar em um acidente mais grave e colocar a vida de quem trafegava pelo local em risco”, destacou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Mario Almeida.

O trabalho foi realizado em parceria pela Secretária de Obras e Serviços Públicos, Defesa Civil Municipal e Secretária Municipal de Agricultura e Meio ambiente e vai oferecer mais segurança aos moradores que trafegam pela região. Além da construção e manutenção de pontes a prefeitura tem mantido a manutenção das estradas garantindo o transporte de produtos agrícolas, transporte escolar, bem como locomoção de moradores e produtores rurais.

Essa foi mais uma ação em continuidade aos trabalhos que vem beneficiando diretamente toda a área rural do município de Trajano. “Quero deixar claro a importância da parceria entre as secretarias para solucionar os problemas da população trajanense, onde a secretaria de obras, secretaria de agricultura e secretaria de defesa civil não mediram esforços para atender ao pedido dos moradores. Obrigado a todos e principalmente aos funcionários incansáveis nessa luta, e que estiveram engajados em mais essa ação no município”, agradeceu o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-constroi-nova-ponte-de-madeira-em-serra-das-almas-de-baixo/