ATENÇÃO PAIS: SAÚDE DE TRAJANO FARÁ ATUALIZAÇÃO DE VACINAS NESTE SÁBADO

A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, anunciou que estará atualizando o Calendário Nacional de Vacinação, em mais uma etapa de prevenção, neste sábado (1). HPV, Meningocócica C, Tríplice viral, Hepatite B, Antitetânica e Febre Amarela – vão estar disponíveis no Postos de Saúde da cidade, distritos e comunidades.

O objetivo desta estratégia é ofertar, e otimizar diretamente a vacinação das crianças com as vacinas HPV quadrivalente e Meningocócica C conjugada, além da atualização de outros esquemas vacinais atrasados. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Oliveira, essas vacinas são necessárias, e desta forma a Gestão Pública estará melhorando as coberturas vacinais colaborando para a diminuição de agravos a saúde.

Ainda segundo ela, a vacinação irá aumentar a proteção nas crianças, diminuindo de forma eficaz a circulação de doenças na população. “É necessário que pelo menos 95% das crianças do município recebam a dose. O prefeito Rodrigo Viana determinou atenção total aos casos de vacina no município, destacando como importante e preventiva na vida de cada um”, disse.

As vacinas podem ser encontradas nos Postos de Saúde da Família (PSF), de acordo com o quantitativo enviado pela Secretaria Estadual de Saúde. “No caso do HPV, antes a vacinação era só para meninas, mas agora os meninos também recebem a dose. O vírus HPV causa um grande problema que são as verrugas genitais. A vacina ajuda a prevenir o aparecimento da doença, que hoje é o maior causador do câncer do cólo de útero, e o segundo tipo de câncer mais frequente no país”, destacou o prefeito Rodrigo Viana.

Ele lembrou ainda que em caso de aparecimento desses sintomas, os pais devem levar seus filhos a um urologista ou ginecologista para iniciar tratamento imediatamente, destacando que a vacina é o melhor método para combater o HPV. A Secretaria de Saúde também vai vacinar contra a meningite meningocócica C, que também faz parte do calendário vacinal das crianças e adolescentes. “Trata-se de uma doença grave e a imunidade da pessoa começa a cair na adolescência. Essa vacina é para a vida toda”. Ressalta o prefeito.

Todos os postos de saúde estarão abertos de 8h às 17h. “É muito importante o pai ou a mãe levar a criança para se vacinas. Estará aberta para vacinação a Policlínica Doutor Augusto Lengruber, Unidade Básica de Saúde da Represa (UBS), Sub-Posto de Sodrelândia, UBS Tapera, Sub-Posto Ponte Nova, Sub-Posto Serra das Almas, UBS Maria Mendonça, UBS Barra dos Passos, UBS Doutor Elias, Sub-Posto Visconde de Imbé e Sub-Posto Lagoinha”, explicou.

Cerca de 60 profissionais vão estar de plantão na campanha. “Vale lembrar que todos os agentes comunitários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, coordenadores dos Postos e motoristas estarão no atendimento. A gente conta com a participação de todos nesse momento que pode salvar uma vida livrando a criança de uma doença futura. O que vale é a prevenção”, concluiu Ana Paula.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/atencao-pais-saude-de-trajano-fara-atualizacao-de-vacinas-neste-sabado/