ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRAJANO PARTICIPA DE ENCONTRO DO PROGRAMA “ID JOVEM”

O Programa Identidade Jovem (ID Jovem), fruto de uma parceira entre o governo estadual e seus diversos municípios com o Governo Federal, esta lançando o programa que deverá beneficiar jovens e estudantes de baixa renda no Estado do Rio, nesta quinta-feira, dia 29. O encontro aconteceu no Museu do Amanhã, no Centro do Rio.

A Secretária Municipal de Assistência Social de Trajano de Moraes, Juliana Esteves Viana e equipe participaram do evento. “O projeto iniciará na capital do Rio de Janeiro e será estendido a outros municípios. E Trajano de Moraes não vai ficar de fora. O prefeito Rodrigo Viana, tem em seu Plano de Governo ações direcionadas para a juventude. Em todo o estado aproximadamente, 800 mil jovens devem ser beneficiados, assim como nossa cidade”, explicou Juliana.

Para o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, o programa é de extrema importância, pois proporciona a uma parcela da juventude, que pode estar entrando em sua capacidade produtiva, mas que ainda não tem condições financeiras de promover seu próprio sustento, uma ferramenta de apoio complementar a programas como o da meia-entrada. Por meio do Programa, milhares de jovens poderão obter o “ID Jovem”. O documento também será gerado através de um aplicativo para smartphone, que transformará o aparelho no próprio cartão.

“Para usar o recurso, basta apresentar a imagem do cartão, dentro da validade, na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documento oficial com foto”, disse Juliana. Participaram também do evento Cristiana Lage, Vanessa Monteiro e Leda Maria representando a Secretaria Municipal de Assistência Social de Trajano. Vale lembrar que o usuário terá garantidos os benefícios da meia-entrada, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, além de possibilitar acesso aos benefícios da meia-entrada a jovens de 15 a 29 anos de baixa renda, a iniciativa também disponibilizará vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Para poder participar do Programa ID Jovem, o interessado deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, o CAD-ÚNICO, ter renda familiar de até dois salários mínimos, e ter em mãos o Número de Identificação Social, que pode ser consultado no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, e no próprio aplicativo da ID Jovem.

Diversas escolas da rede estadual estarão abertas ao cadastramento a partir do dia 8 de agosto. No evento estiveram presentes o Secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, o Secretário de Estado de Educação (Seeduc), Wagner Victer, o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social, Pedro Fernandes, a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher, Promotor do MPRJ Rodrigo Endina, além de representantes do Governo Federal, da Secretaria Nacional de Juventude e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/assistencia-social-de-trajano-participa-de-encontro-do-programa/