PREFEITO RODRIGO VIANA E SECRETÁRIO DE SAÚDE JUNIOR AZEVEDO PARTICIPAM DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA CUIDAR + SAÚDE PARA TODOS

POR DOUGLAS SMMITHY

O Prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, e o secretário municipal de Saúde, Junior Azevedo, participaram no Salão Nobre do Palácio Guanabara – na capital Fluminense, do lançamento do programa “CUIDAR+, saúde para todos”. O governador Cláudio Castro informou, durante o evento, que a iniciativa vai destinar R$ 800 milhões, em forma de crédito extraordinário, para reforma das unidades básicas de saúde em todo o Estado do Rio de Janeiro.

O governador Cláudio Castro anunciou que o objetivo do programa é realizar investimentos na atenção primária em saúde. “A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deve apresentar projetos para que o governo do estado possa liberar os recursos. Um programa deste porte será muito importante não só para nossa amada Trajano de Moraes. A saúde do nosso município tem atendido a todos com excelência”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Ele disse ainda que as Unidades Básicas de Saúde estão muito próximas da vida das pessoas, e são um elo direto entre as famílias. “Cada unidade desta, desempenha um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade. Como são a principal porta de entrada e o centro articulador do acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde, investir nelas é sempre importante e para isso é que estamos aqui hoje”, acrescentou o prefeito.

O secretário da pasta, Junior Azevedo, elogiou a iniciativa do governo do Estado, avaliando que a Atenção Básica é fundamental para que o poder público possa entender melhor as necessidades da população, criando estratégias mais assertivas para promoção e prevenção em saúde. Ainda segundo ele, o município vai apresentar projetos para reformar as Unidades de Saúde da Família, e desta forma ampliar e melhorar sua rede de atenção básica.

“Vamos sim realizar investimentos na atenção primária em saúde. Assim como foi dito, cerca de 30% do programa será destinado para reforma, construção de Unidades de Saúde da Família e aquisições de equipamentos para elas, e 70% para custeio de programas ligados à atenção básica. Nossa ideia é reformar todas as Unidades de Saúde da Família”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-rodrigo-viana-e-secretario-de-saude-junior-azevedo-participam-de-lancamento-do-programa-cuidar-saude-para-todos/