PREFEITO DE TRAJANO RODRIGO VIANA PARTICIPA DA ABERTURA DO 1ª FÓRUM DE AGRICULTURA NO RIO DE JANEIRO

O prefeito de Trajano de Moraes Rodrigo Viana e o secretário municipal de Agricultura, Mario Luiz Baia, participaram da abertura do I Fórum de Secretários Municipais de Agricultura do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. O evento, contou ainda com a presença do governador Wilson Witzel. O Fórum aconteceu no Palácio Guanabara, e busca promover um amplo debate entre os órgãos do setor com o objetivo de desenvolver a agricultura fluminense.

O prefeito Rodrigo Viana aproveitou o momento para pediu ao governador uma atenção ao município prejudicado pelas chuvas que atingiu o município nas Últimas semanas. “Preciso da ajuda do Governo do Estado com equipamentos que venha a somar com os nossos e desta forma possamos voltar à normalidade. Não fui a pauta do evento, visto que o mesmo foi agendado pela Secretária Estadual de Agricultura, ou seja, hoje devido as chuvas, o produtor rural, o pecuarista e o agricultor são os mais prejudicados”, disse o chefe do executivo.

Durante o encontro, foi assinado o plano estratégico de suspensão da vacina de febre aftosa do Rio até 2021, que permitirá aos produtores exportar para países que só compram carne de regiões onde o rebanho não é submetido à vacinação. A doença foi erradicada no Rio e, com isso, poderá alcançar novos mercados consumidores, além de passar a exportar para países que só compram carne de regiões onde o rebanho não é submetido à vacinação. Os produtores também serão beneficiados, pois vão economizar com o manejo do gado, além do custo com as doses que são aplicadas duas vezes ao ano.

Na ocasião do evento, Witzel falou sobre a importância dos investimentos em pesquisa que poderão alavancar diversos setores econômicos, inclusive o agrícola. “ Temos condições de fazer mais, por isso o Governo do Estado tem priorizado o investimento em pesquisas e desenvolvimento.  Esperamos que o estado do Rio se torne um grande hub de pesquisa, também na Agricultura. Vamos realizar o nosso sonho de colocar a Agricultura do estado do Rio em outro patamar. Somente com a união poderemos alavancar este desenvolvimento e este fórum é um exemplo disso”, afirmou o governador.

O encontro contou com a presença de secretários municipais de agricultura, prefeitos municipais e órgãos e entidades do setor agropecuário. Também participaram os secretários de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão, e de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues.  “Este fórum serve para debatermos ideias, sugestões e dar novos rumos ao setor para atingirmos a meta definida pelo governador de aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) da Agricultura no estado do Rio de Janeiro”, destacou o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-de-trajano-rodrigo-viana-participa-da-abertura-de-forum-de-agricultura-no-rio-de-janeiro/