PREFEITO DE TRAJANO RODRIGO VIANA ENTREGA CERTIFICADO DE DISPENSA DE INCORPORAÇÃO A JOVENS

A prefeitura de Trajano de Moraes, através da Junta do Serviço Militar do município, realizou na quarta-feira (5), a solenidade de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar para os jovens que foram dispensados no município e distritos. A cerimônia constou de juramento à bandeira nacional e recebimento dos documentos pelos cidadãos. Ainda marcou presença o tenente Coronel Carlos Alexandro de Almeida, o primeiro tenente Rosan Barbosa de Azevedo e o segundo sargento Raphael Martins de Paiva.

A entrega foi no plenário da Câmara de Vereadores, e contou com a presença do prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar Rodrigo Viana, entre outras autoridades. Está foi à primeira cerimônia do ano de 2019, na qual o jovem comparece somente uma vez na junta militar para ficar quite com o serviço militar.

“A assinatura digital veio para agilizar o atendimento, torná-lo mais rápido para o cidadão, onde poderão se alistar on-line, ou seja, em casa dentro da classe e comparecer na junta militar somente para pagar a taxa do certificado e multa ser for o caso e já estiver liberado”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

O chefe do executivo ainda destacou a importância do alistamento na formação de cada cidadão. “Esse momento é muito importante para vocês cidadãos trajanense, pois marca o início de uma nova etapa na vida de cada um de vocês. Desejo sucesso a todos e que continuem estudando e preparando-se para os desafios futuros. Quero dizer a todos que a fidelidade a esse compromisso é que possibilita a nossa soberania, a nossa unidade nacional e o nosso engrandecimento como Nação. O Certificado de Dispensa de Incorporação é o único documento legal e obrigatório para ingressar na vida adulta. Vocês são exemplo de participação, entusiasmo e seriedade com os compromissos formais. Parabéns!”, destacou o prefeito.

Os alistados cantaram o hino recepcionando a bandeira Nacional, jurando em seguida lealdade à pátria. Toda a cerimônia foi presidida ao lado dos organizadores. Rodrigo Viana alertou para a importância do documento que estavam recebendo.

“Sem este certificado, vocês não conseguem tirar documentos importantes, como passaporte para viajar, não conseguem prestar concurso público, e mais uma série de limitações. Aproveito para destacar que este momento é muito importante na vida dos brasileiros, vocês são o futuro da cidade, e, portanto, caberá também, trabalhar para que Trajano de Moraes seja cada vez melhor” ressaltou.

COMO FUNCIONA: Para se alistar no site, é necessário informar apenas o número do CPF. Caso o jovem não tenha o documento, deve levar à junta militar a certidão de nascimento, comprovante de residência e um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a de trabalho.

O candidato que se alistar pela internet responderá um questionário que relatará problemas de saúde, situação financeira, se mora no exterior e se tem alguma convicção ideológica ou religiosa que o impeça de exercer a atividade militar. Depois, o jovem deverá cadastrar informações pessoais, como a data de nascimento, o CPF, o nome da mãe, o endereço e o local de alistamento.

Todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos neste ano devem se alistar, inclusive aqueles com deficiência física ou mental. Se perder o prazo, o candidato deve ir a uma junta militar, pagar uma multa de R$ 4,10 — que aumenta por dia de atraso — e realizar o alistamento. Sem passar por esse processo, o cidadão não consegue, por exemplo, tirar passaporte ou ingressar no serviço público.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-de-trajano-rodrigo-viana-entregar-certificado-de-dispensa-de-incorporacao-a-jovens/