PREFEITO DE TRAJANO RODRIGO VIANA ABRE CICLO DE PALESTRA MOTIVACIONAL PARA RETORNO ÀS AULAS

A prefeitura de Trajano de Moraes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer preparou dois dias de evento especial direcionado aos professores da rede municipal de ensino. Com o objetivo de estimulá-los para o retorno ao ano letivo 2019. O prefeito Rodrigo Viana fez a abertura do ciclo de palestras que contou com a presença de vários professores da rede municipal de ensino.

Uma das palestrantes foi à renomada Ana Rosa Souza dos Santos que é pós Graduada em Educação e Relações Racias- UFF, pós Graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional –FEUDUC, graduada em Pedagogia – UFF, conselheira Tutelar em São João de Meriti e membro Titular do Conselho Municipal de Educação. Ela citou casos como Parafraseando Freire (1996), onde o mesmo propunha uma educação molhada de afetividade, não deixando que a efetividade interferisse no cumprimento ético e no dever de professor e na sua autoridade.

“É uma relação pedagógica cultural que não se trata apenas de conceber a educação como transmissão de conteúdos curriculares por parte do educador, tendo como necessidade a participação do educando, levando em conta a sua autonomia e sim estabelecendo uma prática dialógica na escola. É preciso ter respeito, comprometimento, apreensão da realidade, pesquisa, bom senso, convicção que a mudança é possível e reflexão crítica da própria prática”, explicou ela durante a palestra.

Considerado as palestras um objeto motivacional, o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer – Eliandro Garcia, destacou a forma lúdica e artística, e a sua importância e da dedicação e da inovação no ambiente escolar, com iniciativas que facilitem o trabalho dos educadores e melhorem o aprendizado aos estudantes.

“Quando amamos e nos dedicamos ao nosso trabalho, o ambiente se torna agradável, a carga diária se torna leve e até os sonhos ficam próximos de serem realizados, mas, acima de tudo, conseguimos transmitir esse amor aos alunos, que sentem o reflexo e aprendem mais”, ressaltou Eliandro.

A ação teve continuidade ainda com uma palestra feita pelo psicólogo Clayton Mais que falou sobre o uso das redes sociais com bom senso devido ao mundo globalizado as redes sociais nos influenciam. “A dificuldade que os professores encontraram de estabelecer regras e ensinar o devido valor de limites, aos alunos e cobranças externas. A palestra foi o mecanismo para  intensificar  uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e de saúde, para que os professores de maneira mais eficaz, melhorarem a Saúde emocional dos alunos e também deles”, destacou Clayton.

Ainda de acordo com ele a internet abre se hoje,  como uma nova fonte de saber e que ao mesmo tempo necessita de orientação. “Conforme o mundo muda novas doenças na Saúde Mental também surgem, a internet propicia isto, aqueles que não a utilizam com bom senso, interpretando de maneira errônea fotos, mensagens, etc. Temos muita informação mas  pouco conteúdo e queremos dar opiniões até no que não sabemos com profundidade. Não se procura a fonte e muito menos se é verdadeiro ou não o que lêem. Visto a necessidade que algo novo, como a internet, que nos permitir ações além da dimensão de cada um, no qual ainda estamos aprendendo a utilizar esse mecanismo”, foi observado pelo profissional.

O prefeito Rodrigo Viana, comentou sobre a importância dos professores tornarem a escola um local receptivo e prazeroso para receber as crianças, resultando em uma melhor aprendizagem. O professor precisa se sentir o centro da escola junto com os alunos e que ele possa realmente fazer da escola um local onde os alunos gostam de estar, estudar, aprender e ser uma pessoa diferente com os ensinamentos da escola. Outra noticia boa foi com relação ao plano de cargos e salários que aproveitei o  momento para anunciar a todos”, lembrou o prefeito.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-de-trajano-rodrigo-viana-abre-ciclo-de-palestra-motivacional-para-retorno-as-aulas/