PFAF CHEGA A TRAJANO DE MORAES COM APOIO DA PREFEITURA E DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

Por Luis Felipe Lemgruber

Trajano de Moraes sempre foi um berço de fazedores de cultura. Figuras como o compositor Carlos Colla e a grande Carmen Costa tiveram no município o incentivo à cultura de que precisavam para dar os primeiros passos em suas carreiras de sucesso. Hoje, a Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com a Prefeitura de Trajano buscam incentivar a produção cultural local, especialmente o artesanato.

Foi pensando nisso e no fortalecimento da economia criativa em Trajano que o Prefeito, Rodrigo Viana, o vice Matias Mendes e o secretário municipal de cultura, Weber José Gomes, buscaram aprender sobre e aderir ao Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF).

Foto: Vitor Peruzze

O programa é fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado do RIo de Janeiro (UERJ) e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ) e, como o nome sugere, objetiva incentivar o artesanato no Estado do Rio de Janeiro por meio da capacitação dos artesãos em áreas como empreendedorismo, marketing e técnicas de artesanato.

O secretário de cultura, Weber José Gomes, afirmou ver com bons olhos a participação do município no programa. “É mais uma forma que nós encontramos de potencializar a cultura no nosso município. Incentivar os artesãos mapeados pelo nosso Cadastro de Artesãos, Artistas e Empreendedores da Culinária Artesanal a crescer traz mais visibilidade à cultura local e mais vontade de fazer cultura”, afirmou Weber.

Foto: Vitor Peruzze

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/pfaf-chega-a-trajano-de-moraes-com-apoio-da-prefeitura-e-da-secretaria-municipal-de-cultura/