PARA ALAVANCAR O TURISMO GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL APOSTA NO APLICATIVO ‘CAMINHOS DE TRAJANO’

POR DOUGLAS SMMITHY

Imagina um aplicativo que pode levar através de um aparelho de celular na palma da mão, o turista a vários lugares ao mesmo tempo, com fotos e informações precisas, o chamado: em tempo real. Em Trajano de Moraes, essa iniciativa já é possível através do ícone ‘Caminhos de Trajano’, liberado para andróide e IOS. A ferramenta idealizada pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, já colhe resultados surpreendentes e super positivos desde a implantação. E para o fomento seguro do projeto a gestão pública investe com precisão na informação, abertura, sinalização e limpeza das trilhas.

Essa é mais uma ação nunca antes vista no município, e que promete fazer do lugar bucólico um dos mais visitados nos próximos anos, quando comparados a cidades na região. Em reunião, o prefeito Rodrigo Viana, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Pecly e o subsecretário da pasta, Jhonata Diniz Moraes, o TATA e os responsáveis por projetos e pela limpeza das trilhas e dos acessos traçaram metas objetivando resultados a curto, médio e longo prazo.

E para que as metas traçadas entrem o mais rápido possível em funcionalidade, Tiago Pecly lembra que o material online disponibilizado tem por trás, ou seja, o chamado bastidor, uma equipe que trabalha com afinco e comprometimento para a realização deste que chega após a Pandemia, como ajuda positiva para o fortalecimento e aquecimento da economia, gerando a população do município e dos distritos trabalho e renda. Já o prefeito Rodrigo Viana atribui também o resultado deste trabalho as belezas naturais existentes no município.

“Temos inúmeros atrativos! Trajano já é com certeza um pólo de turismo forte em nossa região. Já temos sinalizados dois pontos para trilha. Um deles é a Pedra da Torre com 1.078 metros de altura. O local tem uma bela formação geológica. Sua trilha está no epicentro histórico da região desde o cultivo do café, passando pelo cultivo de flores e pelas águas de Trajano. A trilha fica próxima a nascente que dá origem a água mineral Trajano, atualmente uma das principais empresas no município”, explicou.

Outra trilha que se destaca e que já está limpa é o Circuito das Cachoeiras que fica no distrito de Sodrelândia. “A cachoeira de Sodrelândia possui cerca de 80m de altura e dá origem a pequenas quedas d’água, e poços para mergulho. O circuito margeia a cachoeira até chegar à parte alta, onde encontramos a Cachoeira do Graças a Deus e duas piscinas naturais com vista para o conhecido Portal do Graças a Deus”, comentou Tiago Pecly.

O trabalho que será iniciado em breve por profissionais que compõe a equipe de turismo no ‘Caminhos de Trajano’, será a abertura, sinalização e limpeza de acessos na Travessia Estação x Túnel de Leitão da Cunha (cachoeira do trem), Travessia São Francisco de Paula x Cachoeira das Neves, Trilha da Represa e o Circuito São Francisco de Paula x Visconde de Imbé.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/para-alavancar-o-turismo-gestao-publica-municipal-aposta-no-aplicativo-caminhos-de-trajano/