NO DIA DA ÁRVORE AVE SILVESTRE É SOLTA EM SEU HABITAT NATURAL EM TRAJANO

O Dia da Árvore começou agitado em Trajano de Moraes, e devolveu à fauna uma ave típica do cerrado, porém silvestre, a siriema. O animal foi solto no Dia da Árvore, momentos antes do prefeito Rodrigo Viana realizar o plantio de três mudas de ipês, na entrada principal da Floresta Estadual José Zago – Floe, no bairro Represa. A ação foi toda acompanhada de perto.

O animal foi capturado por um morador de Sodrelândia – localidade do 5º distrito, zona rural. A ave estava machucada e foi encaminhada para Vigilância e Saúde, onde um médico veterinário dedicou os cuidados necessários à ave. A captura aconteceu de forma fácil, devido a um ferimento exposto em uma das pernas.

“A devolvemos ao seu habitat natural e assim esperamos que ela se recupere. A ave seriema alimenta-se de ratos, roedores, répteis, todos de pequeno porte. No entanto, são caçadores exímios de cobras peçonhentas. São extremamente carnívoros, podem consumir ovos de outras espécies de pássaros e minhocas existentes no solo. A Floe foi o local correto para a soltura e reabilitação”, comentou o prefeito Rodrigo Viana.

O médico veterinário Saulo Pacheco, realizou os primeiros atendimentos a ave, acredita que em poucos dias ela se recupere.  “É um animal arisco. Seu bico é suficientemente afiado, seu tamanho permite alcançar velocidades maiores que suas presas e suas garras capturam o alvo com precisão. No geral, a siriema é um animal dócil e acostumado com a presença humana, não se sentindo ameaçado. Isso facilita sua captura”, comentou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/no-dia-da-arvore-ave-silvestre-e-solta-em-seu-habitat-natural-em-trajano/